Soluções NFV são o bilhete dourado para entrar na era 5G

0

A implementação das redes 5G trará mais informações, comércio e entretenimento para o seu telefone celular, além de possibilitar incontáveis novos recursos e serviços wireless. O 5G é a quinta geração de tecnologia de comunicações móveis, que promete taxas de dados mais altas (até 20 Gbps), latência reduzida (menos de um milésimo de segundo) e capacidade de gerenciar de maneira inteligente uma variedade cada vez maior de tipos e uso de dados.

O 5G vai redefinir várias indústrias

Ainda mais importante, a velocidade e a capacidade das redes 5G irão gerar novos aplicativos e formas de uso para tecnologias de IoT. A manufatura conectará maquinário wireless no chão de fábrica para melhorar a produtividade, a qualidade e a segurança. Os veículos com 5G se movimentarão de forma mais eficiente e segura pelas ruas e rodovias.

Dispositivos wearable e telemedicina trarão alertas avançados de doenças e diagnósticos mais precisos. Os dispositivos de vigilância têm o potencial de melhorar a segurança comercial, doméstica e nas ruas, além de levantar um novo conjunto de preocupações em relação à privacidade.

Estaremos cercados por dispositivos conectados inteligentes, como resultado de uma maior densidade de rede e acesso a serviços de rede. Mais processamento de informações ocorrerá "na edge" para minimizar a latência.

5G suporta uma ampla gama de serviços 

Com a evolução das redes celulares móveis, desde os primeiros aplicativos de voz até uma gama cada vez maior de aplicativos de dados,, as operadoras têm o desafio de implementar a infraestrutura apropriada para dar suporte aos novos serviços. Um grande desafio para o lançamento bem-sucedido do 5G é a entrega da qualidade de serviço esperada para a ampla variedade de usos do 5G – voz, dados, comércio, saúde, IoT, machine-to-machine (M2M, ou seja, comunicação entre máquinas) e vigilância. O sucesso do 5G exige que os provedores ofereçam recursos da maneira mais eficiente e econômica possível.

As operadoras precisam atender a essas necessidades com uma infraestrutura flexível. Em muitos casos, as operadoras precisarão olhar muito além de seus próprios data centers para fornecer serviços 5G. Fornecedores de colocation e interconexão distribuídos geograficamente, com acesso próximo a uma variedade de ecossistemas de parceiros e clientes, serão essenciais para atender a essas necessidades.

As soluções SDN e NFV são essenciais para a implementação de redes 5G

Redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV) são recursos críticos que permitem que as operadoras atendam às necessidades dos vários serviços que suportam redes 5G. As redes definidas por software tratam o gerenciamento de dispositivos de rede separadamente do plano de dados que controla o tráfego de rede. A virtualização de funções de rede fornece serviços reais gerenciados em uma SDN.

A SDN se concentra no plano de controle. O NFV se concentra nos serviços de rede que gerenciam fluxos de dados. A flexibilidade e adaptabilidade de SDN e NFV permitem escalabilidade independente e implantação de serviços para atingir uma alta taxa de transferência, processando os requisitos dos diferentes serviços 5G. De muitas maneiras, as soluções NFV irão acelerar bastante a implementação das funcionalidades necessárias para entregar a promessa do 5G.

Soluções NFV para implantação rápida e flexível

Uma rede 5G funciona como uma entidade unificada e inteligente, mas suporta serviços independentes de diferentes provedores para atender às necessidades de comunicações e processamento de dados de diversos segmentos – vídeo, imagens, comércio, M2M, transporte, saúde – mantendo a qualidade de serviço esperada para cada um deles. A virtualização das funções de rede desempenha um papel fundamental na rápida e flexível implementação de serviços, como segurança e acesso à rede, e na implantação em infraestruturas de terceiros.

As soluções NFV permitem a divisão da rede física em várias redes virtuais, apoiando as redes de acesso via rádio (RAN) que lidam com diferentes segmentos e ambientes dos clientes. O particionamento de rede é essencial no suporte aos requisitos de disponibilidade e taxa de transferência dos diferentes serviços em um ambiente com várias empresas. Com as soluções NFV, o software executado em servidores comuns substitui a funcionalidade tradicionalmente fornecida por dispositivos de hardware dedicados.

  • Conectividade de alta velocidade para suportar as crescentes demandas de dados e a adoção dos mais recentes aplicativos para smartphones em todo o mundo.
  • Switches virtuais para otimizar o tráfego, a latência e o processamento de M2M no chão de fábrica em ambientes de manufatura.
  • Serviços de firewall e verificação implantados na network edge, ou mais próximos aos stakeholders de determinado cliente, para detectar e impedir a invasão por entidades mal-intencionadas.
  • Roteadores implantados para minimizar a latência e criar redes mais inteligentes para suportar atividades críticas de monitoramento municipal envolvendo tráfego, ambiente, serviços públicos e segurança.

No contexto de uma SDN, as soluções NFV são implementadas rapidamente, tanto no data center, como na infraestrutura de hospedagem de terceiros e remotamente. Elas escalam facilmente para suportar a expansão 5G e são programaticamente configuradas para permitir que diferentes serviços dentro da rede principal interajam e aprimorem continuamente a performance.

O vasto potencial das soluções NFV

As redes 5G são muito promissoras e têm o potencial de transformar várias indústrias, bem como a maneira como trabalhamos, vivemos e viajamos. Mas a plena percepção dos recursos e benefícios trazidos pelo 5G exige grandes investimentos das operadoras. Para fornecer o amplo alcance e a implementação de serviços 5G globalmente e seguindo o conceito de digital edge, as operadoras precisarão trabalhar com provedores globais de colocation e interconexão, oferecendo infraestrutura confiável e uma ampla gama de soluções NFV de fácil implementação.

Os recursos das SDN permitem performance e monitoramento cada vez mais eficientes de redes 5G. O número crescente de soluções NFV permite que as operadoras implementem e dimensionem rapidamente os serviços necessários em toda a rede. Isso permite que a rede física seja dividida em várias redes virtuais, apoiando diferentes redes de acesso de rádio, além de uma variedade de serviços e SLAs. As soluções NFV desempenham um papel vital em trazer os benefícios da 5G para o mundo.

Jim Poole, vice-presidente, Global Ecosystem Development da Equinix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.