Publicidade
Início Blogueria Segurança na Nuvem: a importância do SaaS na retomada dos negócios

Segurança na Nuvem: a importância do SaaS na retomada dos negócios

0
Publicidade

Investir em sistemas de segurança é algo essencial para muitas empresas e serviços públicos. Mas como manter as ferramentas de segurança atualizadas e adequadas às necessidades do negócio ou da administração em um momento como o que vivemos agora? Como investir na compra de licenças de softwares diante de um orçamento ainda mais restrito nessa retomada da atividade econômica? A resposta pode ser o modelo de negócios SaaS (do inglês Software as a Service, ou, como Serviço).

Esse modelo já é bem conhecido e adotado pelas equipes de TI de diversos setores. Porém, quando se trata da área de segurança, essa ainda é uma opção pouco considerada. O motivo de isto acontecer não se sabe ao certo. Pode ser por falta de informações sobre a disponibilidade de soluções de segurança como serviço ou por conservadorismo na hora de adotar ferramentas de proteção física, além da digital.

Um dos desafios para a área de segurança, seja pública ou privada, é a gravação, armazenamento e compartilhamento de imagens. Vídeos de câmeras de segurança, por exemplo, demandam um grande espaço de armazenamento e muitas vezes precisam ser acessados não apenas pela central de segurança, mas também compartilhados interna ou externamente, o que exige um sistema robusto para assegurar todo esse controle.

Já a reabertura da atividade econômica traz um novo desafio: o monitoramento e gerenciamento da ocupação de lojas, bancos, espaços públicos, etc. Soluções de TI para isso precisam ser implementadas com agilidade, mas é difícil pensar em um investimento alto em bens de capital nesse momento de retomada dos negócios. Esse cenário torna o SaaS uma alternativa prática e eficiente, pois contempla todas as necessidades em termos serviços e entrega e ainda significa flexibilidade de investimentos e diminuição de custos – muitas vezes superior a 30%.

O modelo as a Service, além de permitir que as ferramentas sejam rapidamente adotadas sem um grande investimento inicial, tem uma outra vantagem essencial em se tratando de segurança: atualização. O cliente que contrata softwares e nuvem como serviço não precisa se preocupar com os custos de novas versões e estará sempre trabalhando com produtos atualizados, garantindo ainda mais segurança.

 

Agora, diante de todas as dificuldades econômicas a serem enfrentadas nos próximos meses, mais do que nunca, comércio, indústria, poder público e outros setores precisam de soluções que vão além da segurança física e da cibersegurança. Eles precisam de ferramentas que contribuam para uma melhor qualidade de vida das pessoas, especialmente agora, que começamos a pensar no tal do “novo normal”. 

João Paulo Florentino Sousa, diretor Regional de Vendas para Brasil e Cone Sul da Genetec.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile