Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Fundo de investimentos do ES seleciona primeiras startups a receberem aportes

Fundo de investimentos do ES seleciona primeiras startups a receberem aportes

0
Publicidade

As primeiras empresas que poderão receber os aportes do FUNSES 01 (Fundo de Investimento em Participação do Espírito Santo) assinaram, nesta quinta-feira (14), em Vitória (ES), protocolos de intenções com o Governo do Estado e com a TM3 Capital, gestora do fundo.

Durante o mapeamento de startups desta primeira fase, a TM3 Capital avaliou mais de 600 empresas. “Analisamos caso a caso e o que mais conta são os empreendedores, o modelo de negócio e o mercado em que atuam”, explica Felipe Marcondes de Mattos, sócio e Head de Venture Capital da TM3 Capital. “As cinco empresas foram minunciosamente analisadas e, após a conclusão sem ressalvas das diligências legal e contábil, poderão receber os investimentos”, complementa.

Takeat, Converta e Actiz foram selecionadas no primeiro batch do processo de aceleração, que será gerenciado pela ACE Startups. Após a assinatura dos protocolos, elas passarão por uma fase de diligência e, se aprovadas, iniciarão a aceleração que será de forma híbrida (online e presencial). As startups poderão receber também aportes de cerca de R? 500 mil cada.

As empresas passarão por um ciclo de quatro meses em média e cada uma vai receber um diagnóstico. As necessidades variam conforme a empresa e sua maturidade. “O importante é que sejam feitos um diagnóstico personalizado e um plano de trabalho, para que elas resolvam os pontos levantados e, após esse período, seguimos fazendo o acompanhamento”, acrescenta Pedro Carneiro, sócio da ACE Startups.

Já as empresas Aevo e W.Dental, startups em estágio mais desenvolvido, foram selecionadas pela TM3 Capital para potencialmente receberem, respectivamente, R? 11 milhões e R? 6,7 milhões. Ambas ainda passarão por uma fase de diligência antes do investimento ser confirmado. “Cada empresa terá que bater metas definidas em conjunto com o Fundo para que o valor total dos investimentos seja liberado”, completa Marcondes.

Criado em 2019, com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo vai permitir, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do estado.

Na modalidade fundos de venture capital multiestratégia, o FUNSES 01 é um dos maiores da categoria no País, com capital total de R? 250 milhões, e deve acelerar e investir em dezenas de empresas nos próximos anos, dos mais variados tamanhos e setores.

O fundador e CEO da TM3 Capital, Marcel Malczewski, destaca o grande número de empresas que devem fazer parte do projeto. “Devemos acelerar de forma digital até 500 empreendimentos de tecnologia, acelerar presencialmente com investimento até 50 empresas, e realizar até 30 investimentos diretos. Como o FUNSES olha para empresas de diferentes tamanhos, podemos acompanhar startups promissoras em rodadas subsequentes para continuarem se desenvolvendo e crescendo”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile