Monitoramento Inteligente: por que ele pode elevar seu negócio a um nível superior

0

Diariamente, as organizações têm sido desafiadas a inovar com rapidez para se manterem competitivas no mercado. Paralelamente a isso, existe o desafio de lidar com a crescente profissionalização dos cibercriminosos, acompanhar os movimentos do mercado e da concorrência e encontrar formas de otimizar a mão de obra das equipes internas, incluindo as de tecnologia e segurança da informação, enquanto mantém atenção às ações de atração e retenção desse time. Com relação à equipe, vale destacar, que, de acordo com estudo do Great Place To Work,  a falta de profissionais com qualificação para o cargo tem sido uma das principais dificuldades para o preenchimento de vagas existentes. 

Ao olhar especificamente para as infraestruturas de TI, uma questão merece atenção especial: o ambiente está cada vez mais complexo, com soluções tradicionais e em nuvem, inclusive com ambientes multicloud. É fato também que, para conseguir operar de uma maneira mais eficiente, empresas de diferentes portes têm se tornado cada vez mais dependentes das tecnologias. Esse cenário, por sua vez, faz com que uma simples interrupção nos processos tecnológicos impacte diretamente, de maneira negativa, nos resultados da companhia. Mas como é possível resolver essa urgente questão, principalmente, tendo em vista que os problemas que geram indisponibilidade de serviços de TI acontecem continuamente e, em 60% dos casos, podem afetar até quatro funcionários simultaneamente? 

Uma solução estratégica de muitas empresas tem sido a adoção do Smart IT Monitoring ou Monitoramento Inteligente de TI, solução que tem o objetivo de proativamente identificar problemas no funcionamento do ambiente de TI e implementar soluções. Faz isso graças a sua capacidade inteligente e automatizada de agrupar dados de diferentes fontes e fazer análises e recomendações avançadas com base em correlações, padrões, tendências e riscos potenciais. É jogar luz sobre possíveis problemas antes mesmo que eles se concretizem. 

Ao adotar uma solução de Smart IT Monitoring, a empresa, de imediato ganha com a otimização da mão de obra do seu time de TI. Afinal, a tendência é que, com a automatização de funções essenciais, mas operacionais, o grupo tenha mais tempo para focar em ações estratégicas para, por exemplo, melhorar serviços e produtos disponibilizados ao cliente final, criar proximidade com os líderes de negócio e das metas da organização e entender melhor as demandas de cada área. 

Como bônus, o Monitoramento Inteligente de TI ainda beneficia o negócio com aumento da visibilidade para gerenciar a complexa operação de TI, mitigação das interrupções do ambiente, melhora do desempenho das soluções e acesso a status e informações confiáveis dos ativos, além de melhor controle dos custos e do uso das soluções adquiridas. Somados, todos esses benefícios apoiam a equipe de tecnologia e segurança da informação na implementação de inovação contínua. 

Em resumo, empresas que investem em Smart IT Monitoring reduzem significativamente o número de incidentes, melhoram a sua operação e a experiência dos usuários do ambiente e têm mais recursos para ampliar suas estratégias. Ou seja, muito do que a companhia precisa para operar atingindo ou superando expectativas, não é mesmo? 

Alexandre Paoleschi, CEO e Head of Innovation da KYMO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.