Parceria entre Polícia Militar e Uber é estendida à capital do Rio de Janeiro

0

Concluída a fase de teste na Baixada Fluminense, a integração tecnológica entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber, acaba de ser expandida a toda capital do Rio de Janeiro. O sistema compartilhado entre as duas instituições permite que um usuário ou motorista parceiro da Uber utilize o botão "Ligar para a Polícia" do aplicativo, estabelecendo ligação instantânea com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência.

Toda vez que o botão for acionado, os operadores do Serviço 190, subordinado ao Cecopom, recebem a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações — do veículo, do usuário e do motorista — são expostas na tela do computador do operador de plantão 24 horas por dia.

Inédita no país, a integração tecnológica foi implantada após a assinatura de um termo de cooperação entre a SEPM e a Uber, em abril deste ano. Para a implantação do sistema, os operadores do Cecopom foram treinados, e também foi realizado o processo de integração tecnológica, como prevê o termo de cooperação.

"Essa integração demonstrou que as plataformas digitais são grandes aliadas da segurança pública. A experiência na Baixada Fluminense foi extremamente positiva para ajustar o sistema. E agora, vamos expandi-lo para a capital e, em breve, para outras regiões do Rio de Janeiro" explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Informação em tempo real

A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Cecopom tem acesso aos detalhes da viagem assim em que o botão é acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.

A tecnologia que permite o envio desses dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço de resposta a emergências.

A integração com o 190 do Rio de Janeiro é a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil. Mas esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.