Risc Technology investe R$140 mil em ERP e já colhe resultados

0

Rever os processos internos, reorganizar a operação, obter maior integração entre as informações geradas na empresa e mais confiabilidade nos dados: estes foram os fatores que motivaram a Risc Technology, empresa especializada na distribuição de produtos e serviços da HP, a substituir o seu sistema de gestão empresarial desenvolvido internamente por uma solução de mercado. A tecnologia escolhida pela companhia foi o SAP Business One, aplicativo da SAP destinado especificamente para pequenas e médias empresas.

A gerente administrativa da Risc Technology, Nely Terada Acquesta, conta que para escolha do software de gestão foram avaliados fatores como necessidade de customizações e tempo de implementação. ?Nesses pontos, o SAP Business One foi a solução que apresentou menor necessidade de customizações, mesmo diante da complexidade de nossos processos, menor tempo de implementação e, com isso, melhor custo benefício?, avalia. Para a implementação da solução de gestão, segundo ela, foram investidos cerca de R$140 mil, 20% a menos do que o previsto inicialmente pela empresa.

O projeto, que envolveu os módulos de finanças, inventário e CRM, ficou a cargo do grupo Procwork, especializado em serviços de consultoria e integração de soluções de TI, que mantém consultores treinados na nova tecnologia em todas as suas regionais espalhadas pelo país. ?O conhecimento da equipe da Procwork na solução SAP e no nosso negócio foi fundamental para que pudéssemos implementar a solução no prazo estipulado?, afirma Nely.

Depois de três meses do go live do projeto, a Risc Technologies já começa a sentir os benefícios da implementação do SAP Business One. A empresa conseguiu reduzir em 40% o tempo de emissão de suas notas fiscais e, através do sistema de CRM do aplicativo, passou a contar com informações gerenciais mais detalhadas para as tomadas de decisões. ?O próximo passo do departamento financeiro é integrar a contabilidade interna à externa, prestada por uma empresa terceirizada, para ganhar mais confiabilidade das informações geradas mensalmente?, adianta Nely.

Já em relação aos processos comerciais da empresa, hoje é possível fazer um mapeamento completo do dia-a-dia da operação. Segundo Renato Terada, diretor comercial da Risc Technologies, o sistema fornece relatórios que permitem a completa visualização do número de oportunidades geradas pelos seus vendedores, o percentual de fechamento de negócios e quais transações tem que ser dado mais foco. ?A análise dinâmica do sistema, baseado nos leads gerados pelo nosso time comercial, nos dá parâmetros para acompanharmos a evolução de cada negociação?, comenta. Terada lembra que a cultura da Risc em CRM facilitou a operação dos usuários para absorverem a nova tecnologia empregada. Dos 28 funcionários da empresa, 25 são usuários ativos do sistema SAP.

Para Marcelo Thiemann, diretor da Procwork Dealer, unidade de negócios responsável pela comercialização das soluções SAP Business One, o contrato com a Risc Technology é um exemplo da conquista de resultados que o software recém-lançado no Brasil projeta para empresas de pequeno porte em um curto espaço de tempo. ?Vale ressaltar que as empresas desse nicho de mercado passam a contar não só uma tecnologia ERP de ponta como também por uma assessoria em implementação que envolve um time treinado para adequar o produto à realidade de cada empresa?, comenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.