54% dos donos de smartphones nos EUA nunca viram publicidade móvel

0

Os publicitários que utilizam o celular como canal de comunicação ainda têm muito trabalho a fazer para popularizar essa mídia, mesmo em mercados considerados mais avançados, como os EUA. Uma pesquisa da Hipcricket divulgada nesta quarta-feira, 15, revelou que 54% dos norte-americanos que possuem smartphones disseram nunca ter visto publicidade em seus aparelhos – ou pelo menos não se lembram de ter visto, o que, na prática, dá no mesmo para um anunciante. O lado bom é que entre os 46% que confirmaram já terem sido impactados por mobile advertising, 64% disseram que já realizaram alguma compra influenciados pelo anúncio que viram na telinha.

O formato de anúncio mais visto foi o banner móvel, citado por 70% dos respondentes que confirmaram já terem sido impactados por publicidade no smartphone. Em seguida vieram mensagens de texto (44%), propaganda dentro de um jogo ou aplicação (42%), vídeo (38); e email (31%). Era permitido marcar mais de uma opção.

Dentre os que viram anúncios móveis, 35% disseram que nunca interagiram com as peças. Os outros 65% apontaram como principais formas de engajamento que tiveram: clique em um banner (38%); uso de um cupom de desconto (31%); clique em um link em uma mensagem de texto (29%); download de um app (28%); visita a um site (25%). Novamente, era permitido marcar mais de uma opção.

Razões de não engajamento

Para aqueles que viram mas não se engajaram com anúncios móveis, a pesquisa perguntou quais seriam as razões para esse comportamento. Pelas respostas, fica claro que as campanhas precisam refinar o público-alvo de seus disparos: tem muita gente recebendo publicidade que não é do seu interesse, o que pode atrapalhar o desenvolvimento desse mercado. As razões mais citadas foram: assunto ou produto irrelevante para o seu interesse (43%); falta de atratividade da peça (39%); spam (31%); desconhecimento do remetente (21%).

A solução pode estar na oferta de benefícios, como cupons de descontos. 58% dos entrevistados disseram que haveria uma chance maior de interagir com anúncios de suas marcas favoritas se eles oferecessem algum tipo de benefício econômico. E 44% estariam dispostos até mesmo em conceder informações pessoais em troca desses benefícios.

Outro dado importante: 74% dos consumidores norte-americanos disseram nunca terem visto propaganda de suas marcas favoritas na tela de seus celulares. Ou seja, há ainda um grande potencial a ser explorado pela publicidade móvel, mesmo em mercados mais desenvolvidos como os EUA. No Brasil, o caminho é ainda mais longo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.