Um aplicativo de reconhecimento facial criado pela agência Redpepper (batizado provisoriamente de Facedeals) está dando o que falar no meio publicitário norte-americano, segundo o site Daily Online Examiner.
A tecnologia, apresentada neste vídeo, usa software que identifica o rosto de pessoas automaticamente, no momento em que elas passam na frente do dispositivo.
Se o consumidor for usuário do Facebook, ele receberá instantaneamente em seu celular cupons e ofertas enviadas pelo estabelecimento no qual acabou de entrar. As ofertas são personalizadas de acordo com os "likes" em sua página pessoal do Facebook.
Segundo o Daily Online Examiner, a agência, que não é afiliada do Facebook, já testou o dispositivo com o software na cidade em que funciona sua sede (Nashville, capital do estado do Tennessee, EUA) e tem planos de repetir os testes em outros locais.
Especialistas acreditam, por outro lado, que a agência poderá encontrar barreiras relacionadas com violação de privacidade, ainda que o aplicativo requeira consentimento prévio (opt-in) do usuário.
Eles argumentam que muita gente pode concordar com o procedimento e esquecer que sua localização estará sendo difundida automaticamente, bastando, para tanto, passar inadvertidamente diante do equipamento.
Eles lembram de experiências para rastreamento de localizações físicas de compradores em ambientes de shopping centers, via seus celulares, cujas repercussões negativas forçaram os seus idealizadores a recuar.