Facebook, Google e Microsoft negam colaborar com esquema de espionagem dos EUA

0

Representantes do Google, da Microsoft e do Facebook no Brasil negaram, em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 15, no Senado, que as empresas tenham colaborado com a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, permitindo "acesso irrestrito" ou "de grande escala" a informações de seus usuários. O encontro, realizado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), teve o objetivo de debater as denúncias de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de brasileiros estariam sendo monitoradas por agências de inteligência dos EUA.

Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google Brasil, garantiu que o gigante das buscas não aderiu a qualquer programa de espionagem do governo norte-americano e que a empresa não permite instalação de equipamentos daquele governo para fins de segurança, acrescentando que "nenhuma das companhias presentes na audiência permitiria que algo assim acontecesse, e por um motivo muito simples: a base da existência dessas companhias é a confiança que o usuário deposita em seus serviços".

O gerente de relações governamentais do Facebook no Brasil, Bruno Magrani, declarou que a empresa também nunca participou de nenhum programa do governo dos EUA ou de qualquer outro programa que visasse garantir acesso direto aos dados dos usuários. "Até o fim do ano passado, 0,00002% [das informações solicitadas ao Facebook] foi requisitado por autoridades americanas de qualquer âmbito, seja federal ou estadual, [o que abrange] desde delegados procurando crianças desaparecidas e roubos até questões de segurança nacional", disse completando que "não houve nenhum acesso em grande escala".

Já Alexandre Esper, diretor-geral jurídico e de relações institucionais da Microsoft Brasil, frisou que, desde o dia 16 de julho, a empresa fez pedido ao Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos EUA (Fisc, na sigla em inglês) para divulgar amplamente os dados, mas ainda não recebeu a autorização. "A privacidade e a segurança dos nossos usuários são preservadas e não oferecemos acesso irrestrito a dados de clientes a nenhuma autoridade", comentou.

O presidente da CRE, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), afirmou que as denúncias de espionagem revelam que "os mecanismos excepcionais de combate ao terrorismo previsto na legislação norte-americana estariam repercutindo muito além do território daquele país". Também observou que, se for verdade que empresas como Microsoft, Google e Facebook estariam dando aplicação extraterritorial a dispositivos da legislação dos EUA, isso seria "abusivo, ilegal e ilegítimo".

Em audiência pública feita na semana passada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado o jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, revelou que a espionagem feita no Brasil envolve cerca de 70 mil pessoas e ainda afirmou que empresas de telefonia e internet fornecem, sem questionamento, qualquer informação, inclusive de dados de usuários, solicitadas pela NSA, citando entre elas o Google, Microsoft e a Apple. Com informações da Agência Brasil e Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.