Publicidade
Início Blogueria BEC: Por que as empresas são um alvo fácil?

BEC: Por que as empresas são um alvo fácil?

0
Publicidade

Os ataques de Comprometimento de E-mail Empresarial (em inglês, Business Email Compromise – BEC) são um novo tipo de golpe de e-mail mais sofisticado e efetivo que tem afetado empresas em todo o mundo. Dados do FBI divulgados no início de junho mostram que os cibercriminosos já tentaram roubar US$ 3,1 bilhões (bem mais que os US$ 2,1 bilhões de quatro meses atrás).

O BEC é um tipo de spear phishing mais sofisticado. Neste cenário, os criminosos se apresentam como executivos de empresas e solicitam a subordinados que eles efetuem transferências bancária ou façam algo similar. Como o remetente é supostamente conhecido e o endereço de e-mail é geralmente igual ao do executivo, fica fácil iludir a vítima para que cumpra o que é pedido no e-mail.

O ataque começa com pequenas ações de reconhecimento pelo cibercriminoso, em que ele aprende detalhes-chave da vida da vítima, como as empresas são estruturadas e quem deve ser o alvo para tornar a ação o mais convincente possível. Eles então comprometem a conta de e-mail do funcionário escolhido para saber mais sobre a empresa, como horários de viagens, mídias sociais e página da organização.

Depois de descobrir por quem vão tentar se passar, quem será o alvo e como tornar a mensagem convincente, os hackers podem passar a controlar o fluxo de e-mail da conta invadida para evitar a detecção. Em seguida, basta enviar uma mensagem ao funcionário responsável pedindo uma transferência bancária que, provavelmente, será feita.

Empresas são alvo fácil

Parte desse problema se deve à divulgação pela própria empresa de informações sobre seus funcionários. Nomes de executivos e e-mails aparecem em redes sociais como LinkedIn, eventos, textos de blog, entre outros.

Além disso, dificilmente há regras internas que dizem aos funcionários o que pode ser publicado nas redes sociais. Mesmo sem querer, eles acabam dando informações demais sobre seus departamentos e a estrutura organizacional da empresa. Assim, os hackers não têm muitas dificuldades na hora de determinar quem será o alvo.

Outro ponto importante é que boa parte das comunicações financeiras nas empresas é feita por e-mail e os cibercriminosos sabem disso. Com o e-mail tendo tanta importância nesse tipo de transação, basta invadi-lo para que qualquer solução de segurança seja inútil na detecção de uma ameaça.

Transferências precisam de maior controle

Independente do quanto as empresas invistam em cibersegurança e controles, o problema vai além da falta de tecnologia, pois tem origem em um processo de negócio problemático.

Transferências de dinheiro não deveriam depender apenas do e-mail para serem aprovadas. As empresas precisam de outras maneiras de validar e autenticar esse tipo de ação, mesmo que o e-mail seja de um importante executivo.

Os funcionários devem estar atentos a esse tipo de ação e a empresa deve criar novos protocolos que obriguem os empregados e confirmar informações por outros meios. Um único telefonema, por exemplo, pode impedir que milhões sejam perdidos em uma única transação.

Cleber Marques, diretor da KSecurity.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile