Honeywell faz oferta de compra de US$ 3 bilhões à fabricante de software de supply chain JDA

0
64

A Honeywell International deve fechar um acordo para adquirir a JDA Software, fabricante de software para gerenciamento de cadeias de suprimentos. De acordo com as negociações, a fornecedora de soluções de TI americana vai pagar em torno de US$ 3 bilhões para a JDA, já incluindo a dívida da empresa, e a expectativa é que o negócio seja anunciado ainda nesta segunda-feira, 15, de acordo com uma pessoa próxima às negociações disse ao The Wall Street Journal. Procuradas pela reportagem do jornal americano, a Honeywell e JDA se recusaramo a comentar.

Analistas avaliam que a aquisição contribuiria para a transformação da Honeywell em uma empresa de software. Recentemenete, o CEO da companhia, David Cote, informou que cerca da metade dos seus 23 mil engenheiros estão voltadas exclusivamente para o trabalho com software, em vez de trabalharem apenas em projetos de bens pesados como motores a jato e sistemas de controle, áreas nas quais a empresa é mais conhecida.

A JDA desenvolve software que é usado por centenas de varejistas como a rede de farmácias e conveniências americana Walgreens e a varejista de autopeças Advance Auto Parts a otimizar suas cadeias de abastecimento e merchandising. Ela também fornece software de gestão de armazéns para fabricantes de produtos de consumo. A empresa, que foi fundada em 1985, tem mais de 4,3 mil empregados, de acordo com seu website.

O sócio majoritário da JDA é o fundo de private equity New Mountain Capital, que adquiriu a fabricante de software por US$ 1,9 bilhão em 2012 e a fundiu com a rival RedPrairie. Em março, a agência de classificação de riscos Moody's rebaixou o rating da JDA em mais de US$ 2 bilhões, citando o risco de comprometimento de capital próprio sem uma injeção de recursios ou redução da dívida.

A Honeywell, que tem como princial rival a General Electric, está apostando que o desenvolvimento de software para gerenciamento e controle de máquinas pesadas vai ajudar a aumentar das receitas com serviços aos clientes no longo prazo. Um sinal claro disso foi a aquisição em julho da Intelligrated, por US$ 1,5 bilhão, fabricante de sistemas de automação para armazéns e cadeias de abastecimento.

Deixe seu comentário