A Movile anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 15, os programas educacionais da Fundação 1Bi, instituição social que tem o objetivo de usar a tecnologia para promover oportunidades para os jovens, através de ferramentas como WhatsApp e assistentes virtuais, com uma linguagem e conteúdos atrativos e adequados para essa faixa etária.
Matheus Fonseca, responsável pela Fundação 1Bi (foto), explica que a plataforma tecnológica foi desenvolvida por funcionários voluntários do grupo Movile e em parcerias de conteúdo com entidades e ONGs, como Fundação Estudar e Embaixadores da Educação, e pretende impactar mais de 100 mil pessoas no primeiro ano de atuação.
Apesar do anuncio oficial nesta quinta, o projeto já vem funcionando desde fevereiro, com o AprendiZap, desenvolvida pela Wavy (empresa do grupo Movile) que oferece opções de conteúdos, onde o jovem pode testar seus conhecimentos e evoluir para conteúdos seguintes. Também foi criada uma versão para a professores, o AprendiZap Educação, que apoia os docentes no planejamento da aulas, na elaboração de conteúdos estimulantes, sejam mais eficientes, utilizem mídias e exemplos inovadores.
Outro programa também em execução desde fevereiro é o AprediZap Competências, que já impactou 13 mil pessoas e recebeu 88% de aprovação dos usuários. Ele aborda conteúdos sobre autoconhecimento, liderança, resolução de problemas e empatia. Uma nova versão foi anunciada em parceria com a ONG Descomplica, com conteúdos para preparação à prova do ENEM.
"Nós percebemos que já existe muito conteúdo de qualidade produzido, o que nós precisávamos era organizar isso e encontrar uma maneira de tornar acessível. Escolhemos o WhatsApp porque ele já está naturalmente no cotidiano das pessoas, especialmente dos jovens, e acreditamos que teremos um engajamento muito maior", afirma Debora Nunes, uma das responsáveis pela Fundação 1Bi. Outra vantagem mencionada, é que maioria das operadoras não cobra pelo uso de WhatsApp em seus planos de celular.
Outra iniciativa da Fundação está voltada a oferecer consultoria e capacitação de projetos sociais em tecnologia e gestão por meio do programa Potencialize, feito de forma voluntária pelos profissionais da Movile. Ele ajudar um projeto sociais a resolver problemas específicos das entidades. Até o momento já atendeu 61 projetos de ONGs com mais de 300 mil pessoas impactadas indiretamente.