Vivo vai cadastrar biometricamente toda sua base de clientes

0

A Vivo pretende, entre 4 a 5 anos, ter toda sua base de 35 milhões de clientes cadastradas através de recursos de biometria, que incluem reconhecimento de face, digital e de voz, com o uso de uma plataforma unificada antifraude desenvolvidas em parceria com a HP, que integra mais de 40 sistemas, como vendas, faturamento, cobrança, mediação, rede, entre outras.

A informação é de Ruben Longobuco, chief security officer (CSO) da Vivo, explicando que todas as lojas da operadora já captaram mais de 5 milhões de vozes (usando o software da Nuance) e 10 milhões de faces, após opt-in e consentimento dos clientes. "O atendente da loja executa diversos processos, como a captação da impressão digital, o scanner do documento, a frase da fala ("minha voz é minha senha"), a assinatura digital do contrato e a foto do cliente. Com isso, praticamente eliminamos 100% das fraudes de assinatura com esse processo. O programa que está ativo desde outubro de 2018, e 93% das pessoas aceitam esse cadastramento", explica o executivo, acrescentando que o objetivo é propiciar a melhor experiência no atendimento aos clientes.

Com a plataforma, a Vivo já contabilizou 98 milhões de documentos digitalizados, 11 milhões de assinaturas digitais e 700 mil contratos por mês. Quando o cliente for corporativo, o cadastramento será do gestor do contrato da empresa.

LGPD

Além da ter a experiência da adoção da lei europeia de proteção de dados em sua matriz na Espanha, a Vivo já se preparou para os requisitos da lei de proteção de dados brasileira (LGPD), com uma programa de conscientização da sua força de trabalho e de fornecedores, composta de 32 mil profissionais; e também nomeou Andrea Mattos, como Data Protection Officer (DPO) que trabalha na área legal da Vivo desde 2002.

Longobuco disse que a Vivo do Brasil está protagonizando adoção dos projetos de antifraude e compliance, que estão sendo adotados em outras subsidiárias da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.