Transformação Digital do governo deve ser contemplada em planos de campanha eleitoral

0

As ações de substituição de rotinas de trabalho analógicas por rotinas digitais no setor público brasileiro vêm acontecendo em volume cada vez maior, levando facilidades como o atendimento ao cidadão por meio de processos eletrônicos e portais online. A pandemia mostrou a necessidade de as instituições construírem um Governo Digital. Considerando suas vantagens e benefícios, a adoção de estratégias de Transformação Digital deverá ser um dos temas dos planos de campanha dos candidatos às Eleições 2022.  

Cito a Transformação Digital como parte dos planos de campanha política pelos benefícios que ela apresenta, tendo em vista que as suas ações aumentam a eficiência econômica e dão celeridade à atuação dos órgãos públicos. Esses Governos Digitais já são oferecidos para os cidadãos em alguns municípios, como serviços por meio de portais online, eliminando a necessidade do atendimento presencial por guichê.   

Ressalto que é necessário que as instituições e pessoas que compõem o setor público vejam que a digitalização de processos acaba com burocracias internas, assumindo uma maior eficiência da operação, além de não comprometer com parte do orçamento.   

Para que as instituições avancem com seus Governos Digitais, é necessário um maior investimento em políticas públicas com o objetivo de implementar esses serviços eletrônicos. Será necessário que elas modernizem e automatizem seus trâmites, visando agregar para a sociedade um processo mais moderno, célere, com transparência, controle social e responsabilidade socioambiental.   

Na minha visão, essa adoção de soluções digitais não levará a eficiência apenas ao cidadão, mas também, ao servidor e à instituição. Para isso, é preciso fornecer capacitação digital voltada para a inovação de processos, além de promover um engajamento baseado em multicanais com a população usando, por exemplo, redes sociais e plataformas digitais, sempre com o objetivo de manter os dados abertos para o fácil acesso da sociedade.   

O primeiro passo para essa modernização é a regulamentação, pois as instituições necessitam de um amparo jurídico para orientá-la junto aos seus fornecedores, buscando uma automatização dos procedimentos, estabelecendo fases, como a mudança de mídia, saindo do papel para o meio digital, seguido pelos fluxos de trabalho e a integração entre os órgãos.   

Percebo que muita coisa mudou no atendimento digital ao cidadão diante desse período pandêmico, o que nos deixa com a perspectiva de um futuro melhor, tendo em vista que reconhecemos a importância de apresentar, cada vez mais, projetos para a modernização na gestão pública. Com isso, melhoraremos a prestação de serviço, incentivando a população a aderir ao sistema digital e entregando uma solução com mais segurança, robustez e automação com o ecossistema.   

Rodrigo Santos, diretor-executivo da Unidade de Setor Público da Softplan. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.