Publicidade

    Nortel define estratégia WiMax para redes fixas e celulares

    0
    Publicidade

    A Nortel apresentou hoje 15, no Canadá, a sua estratégia WiMax para redes fixas e celulares, por meio da qual pretende oferecer ao mercado produtos baseados nos padrões da indústria. A empresa adiantou que vai trabalhar em parceria com a Intel e a Airspan Networks, com o propósito complementar o trabalho em andamento, iniciado com a joint venture entre LG e Nortel.

    Com os produtos WiMax, a Nortel pretende fornecer às operadoras fixas e celulares, operadoras a cabo, empresas de mídia e outros provedores de internet uma opção tecnológica diferenciada para oferecerem conectividade de banda larga a usuários residenciais e empresariais, por meio das redes existentes e de links wireless de última milha. Os produtos também vão complementar e estender o alcance das atuais redes celulares 3G.

    Os produtos WiMax da Nortel para redes fixas vão operar nas faixas de 3,5 GHz e 5,8 GHz do espectro e com velocidades de transmissões de dados para o usuário final superiores a 1 Mbps ? comparáveis a muitas conexões DSL e de banda larga a cabo da América do Norte. Já os produtos para redes celulares vão, no início, operar na freqüência de 2,5 GHz e viabilizar velocidades ainda maiores, além da conveniência do acesso feito em qualquer lugar e hora.

    "Estamos usando o que de melhor aprendemos com o sucesso de nossos negócios nas áreas da transmissão celular e de voz, assim como de internet, combinando tudo isso para criar soluções que sejam capazes de atender à crescente demanda por banda larga wireless", afirmou Mark Whitton, vice-presidente e gerente geral da unidade de Redes Wireless-Mesh e WiMax da Nortel.

    A Nortel vai trabalhar com a Airspan Networks, visando a comercialização e a evolução das soluções WiMax nas freqüências mais altas, para implantações que não requeiram mobilidade total. Essas soluções serão utilizadas também para eliminar os onerosos circuitos DSL ou T1/E1 cabeados, que fazem o backhaul wireless, abrindo um caminho para a rentabilidade dos provedores de serviços. Já para o desenvolvimento de soluções WiMax/WiBro, baseadas no padrão 802.16e, a empresa vai trabalhar através da joint venture LG-Nortel.

    As soluções WiMax para redes fixas da Nortel devem estar disponíveis comercialmente no primeiro trimestre de 2006. Suas soluções WiBro devem ser lançadas no mercado, após os testes em campo, a serem realizados ainda neste ano na Ásia, pela joint venture LG-Nortel. O lançamento de outras soluções móveis WiMax está previsto para depois dos testes de 2006 na América do Norte.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile