Publicidade
Início Notícias Secretário do Minicom apresenta proposta inconstitucional

Secretário do Minicom apresenta proposta inconstitucional

0
Publicidade

Em audiência pública sobre a aplicação dos recursos do Fust, realizada nesta quarta, 14/9, no Senado, o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica de Massas do Ministério das Comunicações, Joanilson Barbosa, sugere em nota técnica que, para resolver a questão do fundo de universalização, haveria a possibilidade de se modificar a Lei do Fust ou a Lei Geral de Telecomunicações através de medida provisória.
Isso é explicitamente proibido pela emenda constitucional que quebrou o monopólio estatal das telecomunicações.

Depois de apresentar um resumo do contexto e um posicionamento do Minicom que revela ?uma expectativa realista? de que haveria ?inevitáveis manifestações de desagrado diante de qualquer alternativa que se imponha com maior firmeza?, o documento apela para a necessidade de ?definir as diretrizes do governo para uma política de inclusão digital e de universalização dos serviços de telecomunicações?.

O documento também sintetiza o contexto jurídico para a aplicação do fundo e levanta quatro alternativas para solucionar o impasse: instituir um novo serviço público; mudar a lei do Fust e/ou a LGT; imputar novas metas às atuais concessionárias a serem financiadas pelo Fust e não por recursos próprios; e licitações centralizadas a serem realizadas pela Anatel ou descentralizadas a serem realizadas através de convênios com Estados e municípios. A inconstitucionalidade surge justamente na análise de uma destas alternativas, a de mudar a lei do Fust e/ou a LGT.

Audiência

A audiência da qual participou o representante do Minicom foi realizada pela Comissão de Educação e a Subcomissão Permanente de Ciência e Tecnologia do Senado Federal.

Também participaram da audiência o presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Abranet, João Tranchesi Júnior; o diretor de telecomunicações da Abinee, Luiz Cláudio Rosa, e o diretor de assuntos regulatórios da Abusar, Rogério Gonçalves.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile