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Segurança deve impulsionar aplicações de mobile bank

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Relatório divulgado recentemente pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revela que as transações bancárias feitas por sites de internet banking cresceram 40,4% entre 2003 de 2004 e já respondem por 13% do total das movimentações dos bancos. Com base nesses dados, as instituições financeiras acreditam que os serviços de mobile banking tendem também a se popularizar rapidamente.

A análise dos bancos tem por base o fato de haver hoje uma quantidade de telefones celulares muito superior ao número de computadores utilizados no Brasil. Uma pesquisa da FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas) afirma que, em março deste ano, 24 milhões de PCs eram utilizados no país. No mesmo mês, a Anatel havia registrado 68,63 milhões de telefones móveis habilitados.

A idéia das instituições financeiras é oferecer aos usuários de celular os mesmo serviços encontrados no internet banking. O Banco do Brasil, por exemplo, já está testando novas funcionalidades para o sistema, que permitirá aos seus clientes realizar, via telefone celular, todas as transações financeiras atualmente feitas pela internet. As novas funcionalidades da solução de pagamentos móveis passa por uma fase de testes e deve estar disponível até o fim do ano.

Contribuem para isso também o incremento das tecnologias de combate à clonagem em celulares, além da maior segurança no acesso à internet. Dados do Cert.Br, grupo de respostas a incidentes para a internet brasileira, revelam que o índice de fraudes bancárias e financeiras na rede aumentou 45% no último trimestre. ?A tendência é que os serviços bancários oferecidos via celular tenham uma oferta cada vez maior, facilitando a vida de usuários em trânsito e baixando o custo das operações, à medida que o controle sobre as fraudes fica mais eficaz?, afirma Paulo Macedo, diretor geral da Novabase Brasil Forward.

Em razão desse aumento das fraudes na rede, os bancos do país têm tomado medidas que tendem ao afunilamento do internet banking, através de uma nova solução que só permite o acesso através de terminais previamente cadastrados no serviço. A idéia é que o cliente escolha uma máquina para operar o internet banking e não possa migrar para outras, facilitando a verificação do usuário e a liberação das transações.

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