Uso da internet pelo celular cresce no país, mas desigualdade no acesso continua grande

0

O uso da Internet por meio de telefones celulares aumentou significativamente no Brasil, mas a disparidade de acesso à rede mundial entre classes sociais e entre áreas urbanas e rurais e as regiões Norte e Nordeste e o restante do país continua grande, de acordo com a décima pesquisa TIC Domicílios 2014 divulgada nesta terça-feira, 15, e realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da Unesco (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

De acordo com o levantamento, 47% dos brasileiros com dez anos ou mais usaram telefones celulares para acessar a Internet no ano passado, o que representa, em números absolutos, 81,5 milhões de pessoas, ou seja, mais que o triplo do verificado nos últimos três anos — em 2011, essa proporção era de 15%.

Embora o uso da internet pelo celular tenha crescido em todas as classes sociais, a TIC Domicílios 2014 constatou que persiste a desigualdade no acesso no país, tendo em vista os patamares mais reduzidos verificados nas áreas rurais e nas regiões Norte e Nordeste.

O estudo foi realizado em mais de 19 mil domicílios brasileiros, entre outubro de 2014 e março deste ano, e tem o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, o acesso individual a computadores e à internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

Uso da rede pelo celular

A pesquisa investigou, pela primeira vez, os dispositivos utilizados para acessar a internet, constatando a preferência pelo celular (76%) — o aparelho foi mais citado do que o computador de mesa (54%), notebook (46%) e tablet (22%). Além disso, 84% dos usuários de internet pelo celular afirmaram acessá-la todos os dias ou quase todos os dias.

A TIC Domicílios 2014 verificou que houve uma estabilidade na proporção de domicílios que possuem computador (50%). Já os equipamentos portáteis (laptops e notebooks) registraram crescimento: 60% das residências com computador possuem notebooks, enquanto os tablets estão presentes, em 33% dos domicílios.

Pela primeira vez também, a pesquisa mediu a disponibilidade de redes sem fio Wi-Fi nos domicílios e constatou que 66% das moradias com acesso à internet dispõem desse tipo de rede.

"Percebe-se um cenário de múltiplos dispositivos tecnológicos convivendo no dia a dia do cidadão, o que indica uma tendência à portabilidade e à mobilidade. Esta combinação traz implicações para as atividades e para a frequência de uso da internet pelo cidadão e, possivelmente, contribui para que os dispositivos sejam cada vez mais utilizados de forma individual", analisa Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Desigualdades no acesso domiciliar

A proporção de domicílios com acesso à internet em 2014 é de 50%, o que corresponde a 32,3 milhões de domicílios em números absolutos. As desigualdades por classe social e área persistem: na classe A, a proporção de domicílios com acesso à internet é de 98%; na classe B, 82%; na classe C, 48%; e entre as classes D e E, 14%. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 54%, enquanto nas áreas rurais é de 22%.

Em 2014, as conexões residenciais realizadas por telefone celular foram incorporadas ao conceito de acesso domiciliar a internet, conforme recomendação internacional, o que contribui para explicar o crescimento de sete pontos percentuais neste indicador.
"Mesmo com o crescimento da internet móvel, o Brasil ainda encontra desafios para a universalização do acesso à rede mundial no domicílio. A série histórica da TIC Domicílios tem mostrado a permanência da desigualdade no acesso, fato que precisa ser observado em sua complexidade pelos gestores públicos para a reversão deste quadro", afirma Barbosa.

Atividades mais comuns

A pesquisa TIC Domicílios 2014 mostra ainda que o percentual de brasileiros de dez anos ou mais que são usuários de internet chegou a 55%, o que corresponde a 94,2 milhões de usuários.

A atividade mais realizada pelos usuários nos três meses anteriores à pesquisa é o envio de mensagens instantâneas, a exemplo de chat do Facebook, Skype ou WhatsApp (83% dos usuários de Internet). A TIC Domicílios 2014 também aponta que a participação em redes sociais figura entre as ações mais citadas, com 76%. Já assistir filmes ou vídeos é comum a 58% dos usuários brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.