Publicidade
Início Notícias Comunicações Martinhão: Brasil precisa ganhar relevância no ecossistema digital

Martinhão: Brasil precisa ganhar relevância no ecossistema digital

1
Publicidade

Ao abrir um seminário sobre ecossistemas digitais organizado pela CNI em Brasília nesta quinta, 14, o secretário de política de informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão, ressaltou que o Brasil ainda é muito pequeno no mercado mundial de TICs e que o país precisa buscar relevância no contexto global. “Trata-se e um setor movido pelo capital privado. E ainda que multibilionário, o Brasil ainda é pequeno na indústria de TICs e o nosso esforço precisa ser em buscar relevância no ecossistema digital. Podemos liderar esse movimento na América Latina, pois temos uma economia diversificada, é um país inventivo, criativo”, disse Martinhão. Ele lembrou que parte desse atraso se deve à burocracia. “Estamos na lanterna dos países que mais demoram para abrir empresas. Isso é incompatível com as indústrias inovadoras. A mesma coisa na disponibilidade de venture capital”, disse ele. Martinhão disse que o governo pretende repensar alguns aspectos operacionais da Lei de Informática, a pedido do próprio setor, e intensificar os programas de formação de mão de obra para o setor de TICs.

Para o diretor de telecomunicações do MCTIC, Laerte Cleto, a simplificação regulatória que o governo pretende estabelecer busca promover investimentos no setor de TICs. “Temos certeza de que há muita demanda por equipamentos e serviços”, disse.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse tema é conhecido há mais de 30 anos por quem trabalha com tecnologias de ponta! Além de disponibilidade de capital de risco, desburocratização, simplificação regulatória e formação de recursos humanos, há um aspecto que sempre dificultou ações na área de TIC: a postura conservadora e avessa a riscos de grande parte dos empresários, industriais, comerciantes e banqueiros! Como se pretende mudar isso a curto prazo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile