SAP Brasil e Boomera criam plataforma para acelerar Economia Circular

0

A SAP Brasil e a Boomera, empresa que trabalha para reinserir resíduos no ciclo produtivo, anunciaram nesta segunda-feira, 14, uma parceria para o desenvolvimento de soluções que vão contribuir para que a economia circular atinja um novo patamar no Brasil. A plataforma vai unir empresas de diferentes setores a centenas de recicladoras, cooperativas e coletoras, facilitando a compra e venda de materiais com rastreabilidade e certificação.

A parceria surgiu para impulsionar a adoção do modelo de economia circular na economia do País, aumentando o ciclo de vida dos produtos. A tecnologia e o tamanho do ecossistema da SAP no Brasil – líder de mercado em soluções empresariais com presença em 70% das maiores companhias – vão facilitar a integração entre as partes, num ambiente que hoje ainda opera com bases de dados desconectadas.

A plataforma começa a funcionar no início de 2021, com o suporte necessário para identificação do tipo de material, quantidade e geolocalização para facilitar a compra e venda de acordo com as necessidades das empresas e marcas.

Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, explica que transformar as informações em dados, associados a uma plataforma confiável, robusta e que contempla as ferramentas que o mercado necessita trará agilidade e escalabilidade, melhorando todo o ecossistema. "Vamos adicionar recursos de roteirização de coleta inteligente, rastreabilidade dos resíduos, certificação de processos e ações que permitam o engajamento desse ecossistema de maneira confiável. É a tecnologia atuando para tornar desenvolvimentos e processos mais sustentáveis", diz.

A SAP trata o tema como prioridade estratégica global e lançou o programa Climate 21 para construir recursos analíticos e transacionais em suas soluções. O objetivo é ajudar os clientes a compreender e minimizar a pegada de gases do efeito estufa de seus produtos e operações ao longo de suas cadeias de valor. "Esta parceria é mais um grande passo na direção de ter menos impacto no meio ambiente e cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", completa Adriana.

O projeto está apoiado na metodologia Circular Pack, desenvolvida pela Boomera e que já atende empresas de diferentes portes e setores para responder aos desafios de executar uma política de reinserção de resíduos no ciclo econômico.

"A Boomera vem desenvolvendo soluções em economia circular há 9 anos no Brasil, com programas sólidos e promovendo desenvolvimento social com impacto. Estrear uma parceria com a SAP nos fortalece muito e traz o dinamismo e velocidade necessária para amplificar e conectar todos os stakeholders em uma única rede, forte e circular", destaca Guilherme Brammer, CEO da Boomera.

Segundo Brammer, a parceria com a SAP traz um novo marco para o mercado de gestão de resíduos no Brasil. "Nos unir a um dos maiores provedores de soluções digitais do mundo trará conhecimentos e expertise de cada empresa numa solução única, escalável e capaz de atender às necessidades crescentes do mercado. É uma inovação dentro do ecossistema de gestão de resíduos, tão necessária nos dias de hoje", completa.

"O mercado brasileiro, pelo seu tamanho e potencial de consumo, é um grande celeiro para o desenvolvimento de economia circular. Essa parceria vai dar aos milhares de clientes da SAP, e também não clientes, um forte aliado para que suas áreas de inovação busquem cada vez mais desenvolver produtos que sejam competitivos no mercado e ao mesmo tempo mais sustentáveis", completa Adriana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.