Suzano inicia processo de digitalização com desenvolvimento de tecnologia própria

0

Durante o SAP Now 2020, realizado ao longo desta semana de forma online, o CIO da Suzano, Ney Santos, explicou que a fabricante de celulose passa por um processo de digitalização que envolve desenvolvimento próprio de tecnologia. Segundo ele, a companhia tem trabalhado para desenvolver algoritmos que a ajudem na tomada de decisão e sair do que ele chama de "relatórios de analytics", documentos cheios de páginas e números, mas que não entregam valor.

"Nosso desafio é ser uma empresa orientada por dados. No mundo de hoje, já não se toma decisão sem sistmas inteligentes, por isso, queremos desenvolver algoritmos próprios com machine learning", explica o CIO.

Para atingir o objetivo, a Suzano tem investido em uma mudança de cultura para adaptar pessoas. "Nós percebemos que projetos com resultados grandes e rápidos são bons exemplos para incentivar a mudança nas equipes." Santos explica que a Suzano adotou metodologia ágil, com equipes pequenas e com comunidades evangelistas. Também foram adotados projetos de inovação aberta, onde funcionários podem apresentar projetos para uma banca julgadora da própria empresa.

Dois exemplos dessa mudança de cultura foram o RH e a equipe de TI. De acordo com o executivo, o departamento de Recursos Humanos foi desmontado e agora a empresa conta com times que trabalham com profissionais da área. Ainda em um contexto de RH, a Suzano reescreveu papel do líder para formalizar a agilidade, avaliando as lideranças para ver se seguem esta nova "meta" da empresa.

Já a TI vai passar por um projeto piloto de 100% trabalho remoto mesmo após a pandemia. Aliás, a Suzano já permitia que funcionários trabalhassem de casa uma vez por semana mesmo antes do distanciamento social. "Eram 400 pessoas trabalhando de casa por dia e hoje são 5 mil, sem dificuldades de gestão ou problemas operacionais", destaca.

"O momento não atrapalhou o investimento da Suzano e mantivemos o mesmo planejamento. Agora estamos discutindo o que fazer pós-covid-19", afirma Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.