Publicidade
Início Blogueria Para que a exceção se torne regra

Para que a exceção se torne regra

0
Publicidade

Por muito tempo conservei uma visão bem limitada sobre a tecnologia. Enquanto menina preta e de escola pública, via o universo de TI como algo muito distante da minha realidade. Os softwares, sistemas, códigos e algoritmos me soavam complexos demais. E nas propagandas relacionadas notava um cenário extremamente homogêneo, sem pessoas negras. Então, sempre que o assunto envolvia tecnologia, antes mesmo de saber o contexto, automaticamente associava a algo que estava fora do meu alcance.

Os anos se passaram, e sendo uma exceção à regra, passei a compor a diretoria da organização social Embaixadores da Educação. Estar nessa posição me permitiu um olhar diferente sobre inúmeras situações e com a tecnologia não foi diferente. Quando falávamos de impacto em escala, lá estava ela, sendo uma das principais precursoras. A tecnologia vai além de ferramentas complexas. É algo muito mais abrangente, que envolve técnicas, processos, metodologias, experimentação e sistemas. Por meio dela, possibilitamos aos estudantes de escolas públicas uma experiência diferente, para que desenvolvam soluções para os desafios que a nossa sociedade enfrenta e eles também. Fazemos isso por meio de um de nossos programas, o Empower. Sem dúvida as oportunidades podem transformar a jornada de um jovem de escola pública, como é o caso do Empower.

Um outro ponto que observo é o quão vasta é a área de tecnologia da informação, assim como as suas oportunidades. É interessante compartilhar que por meio da parceria dos Embaixadores com a ONG Meu Futuro Digital, fui apresentada a um cenário de iniciativas que querem aproximar os jovens do universo de TI.  O propósito é promover um crescimento exponencial do mercado de profissionais de TI brasileiro, por meio de ações de impacto com estudantes da rede pública.

Além disso, pude notar que pautas importantíssimas, como a falta de representatividade de negros e mulheres na tecnologia, estão começando a ganhar força. E essas iniciativas são a ponte para possibilitar a capacitação e inserção de milhares de jovens talentos. Eu precisei estar hoje numa posição social privilegiada para ter acesso ao conhecimento dessa gama de oportunidades.

Minha posição hoje é sinônimo de privilégio e refletindo sobre minha jornada, a menina preta, aluna de escola pública que não se via em diversos lugares, continuaria não se vendo, se a história não tivesse tomado um rumo diferente. Estando hoje em um lugar de exceção, sigo na esperança para que um dia isso se torne a regra.

Polyane Costa,  administradora, empreendedora social, co-fundadora e diretora de operações da organização social Embaixadores da Educação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile