Uso do PIX no varejo quase dobra no segundo trimestre de 2021

1

O PIX segue firme em sua escalada de participação no segmento de pagamentos digitais (cartões de crédito, débito e pré-pagos) do Brasil. De acordo com a primeira edição do Estudo PIX Gmattos, conduzido pela consultoria Gmattos, a representatividade do PIX entre os pagamentos por meios eletrônicos no comércio brasileiro – online e físico – deu um salto entre o primeiro e o segundo trimestres de 2021, saindo de 1,16% para 2,16%.

Segundo os dados do estudo, os pagamentos com PIX em lojas comerciais com perfil de aceitação de meios eletrônicos de pagamento (cartões) representaram 1,16% do total de pagamentos com cartões (crédito, débito e pré-pagos) divulgados pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no primeiro trimestre de 2021.

No segundo trimestre, por sua vez, o Estudo PIX – Gmattos estima que os pagamentos com PIX representaram 2,16% do volume total de pagamentos eletrônicos, no mesmo período.

A Gmattos projeta que, mantidos os vetores de crescimento do PIX e a estimativa do volume total de pagamentos com cartões em 2021, o PIX poderá representar 3,4% desse volume no último trimestre deste ano.
Aceitação de 40,7% no e-commerce

O Estudo PIX Gmattos aponta ainda que a adoção da modalidade pelos maiores lojistas online brasileiros cresceu 8,5 pontos percentuais entre maio e julho, passando de 32,2% para 40,7%.

Para chegar a esses dados, o estudo baseou-se na observação de aceitação das maiores lojas online do país (as maiores de cada segmento) – que, juntas, somam 85% desse mercado – entre os dias 1º e 10 de julho.

Considerando pesquisas realizadas pela consultoria desde janeiro, o PIX apresenta uma alta acumulada de 23,8 pontos percentuais no período – sua aceitação era de 16,9% no primeiro mês do ano, o que significa que ela mais do que dobrou em seis meses.

O estudo aponta ainda que, a forma de pagamento débito é aquela que está sendo mais afetada com a aceitação do PIX. As expectativas iniciais, quando da implementação do PIX no final de 2020, eram de que o novo meio de pagamento ameaçasse a aceitação do boleto. Isso não se aplica, já que, das lojas online que aceitam PIX, 91,6% mantêm a aceitação de boletos, ao passo que apenas 33% aceitam simultaneamente o débito.

Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos, analisa essa evolução do PIX sobretudo em razão de um importante aspecto: sua alta taxa de conversão para os lojistas no comércio eletrônico – entre 60% e 90%. "Ela é decisiva para que as lojas online tenham motivação para operar com esse meio", afirma o especialista. "Transações com PIX podem representar de 2 a 3 vezes mais faturamento para a loja, na comparação com transações por cartões de débito", diz.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.