A receita mundial do varejo com a venda de wearable devices — ou dispositivos vestíveis —, incluindo relógios e óculos inteligentes, deve chegar a US$ 19 bilhões até 2018 ante a cifra de US$ 1,4 bilhão prevista para este ano, segundo estudo feito pela Juniper Research. A receita da indústria do setor será impulsionada por preços elevados, aliados à forte demanda de mercado, de acordo com a consultoria.
O relatório prevê também que ao longo do tempo várias mudanças irão ocorrer no mercado de dispositivos vestíveis, em parte devido à evolução do modelo de aplicativo e ao aumento do uso de conectividade com celulares embutida nos dispositivos. “A mudança nos níveis de adoção também pode ser atribuída ao elevado nível de conscientização do consumidor elevado sobre a tecnologia wearable e uma melhor visibilidade de adoção do produto, especialmente no segmento de relógios inteligentes”, comentou o autor do estudo, Nitin Bhas.
Ainda de acordo com a pesquisa, nos próximos anos, significativas oportunidades surgirão para os desenvolvedores de aplicativos – através dos segmentos de comunicação em saúde, fitness e esportes. O estudo também atenta ao fato de que os vendedores precisarão lidar com obstáculos e questões críticas do ponto de vista social e tecnológico para conseguir a adoção em massa destes dispositivos.