Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) NSA coleta milhões de listas de contatos de e-mails pelo mundo, diz...

NSA coleta milhões de listas de contatos de e-mails pelo mundo, diz jornal

0
Publicidade

Os documentos em posse do ex-técnico da CIA, Edward Snowden sobre o programa de espionagem Prism, da Agência Segurança Nacional (NSA) dos EUA e do FBI (polícia federal americana), parecem não ter fim. Novo material fornecido por ele ao jornal The Washington Post apontam que a NSA está colhendo centenas de milhões de listas de contatos de e-mail e de mensagens instantâneas de contas pessoais em todo o mundo, muitos deles de norte-americanos.

De acordo com reportagem publicada na última segunda-feira, 14, o programa de coleta — que não havia sido divulgado antes — intercepta listas de contatos que, juntos, já equivalem a uma fração considerável do número total de contas de e-mails e mensagens instantâneas existentes no mundo. Informações confirmadas ao diário americano por oficiais de inteligência da NSA dão conta que o número de americanos investigados está entre milhões e dezenas de milhões.

Para se ter uma ideia, uma apresentação interna da agência revela que durante um único dia no ano passado, a NSA recolheu 444.743 listas de endereços do Yahoo, 105.068 do Hotmail, 82.857 do Facebook e 33.697 do Gmail, além de 22.881 listas de outros provedores não especificados. A apresentação também mostra que, a cada dia, são recolhidos cerca de 500 mil listas de amigos em serviços de bate-papo, bem como da caixa de entrada de contas de e-mail.

Contudo, uma fonte da NSA afirmou que o foco da agência é desenvolver inteligência contra ações de terroristas, tráfico de pessoas e drogas a partir das informações coletadas, enfatizando, novamente, que a agência não tem interesse em investigar informações pessoais de cidadãos americanos comuns.

E-mails do governo brasileiro

Também alvo da espionagem norte-americana, ao ter as comunicações entre a presidente Dilma Roussef e seus assessores e ministros monitoradas, o governo brasileiro anunciou na última segunda-feira, o desenvolvimento e implantação de um novo sistema seguro de e-mails, primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais.

Segundo informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o Serpro será responsável por desenvolver o sistema em parceria com os Correios, sendo que o Ministério das Comunicações deve começar a testá-lo ainda neste mês, com possível ativação em novembro. Bernardo afirmou ainda que também está em fase de desenvolvimento um serviço de e-mail seguro para a população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile