Business intelligence na gestão das instituições de ensino

0

Os maiores empecilhos do crescimento das instituições de ensino são falhas de integração, comunicação e a falta de informações rápidas e certeiras, que resultam em erros, retrabalho e baixa produtividade. É nesta hora que o business intelligence (BI) pode ser um grande aliado. BI nada mais é do que ter processos inteligentes de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de informações. Tudo isso com o apoio de software, dando suporte para a tomada de decisões.

Muitas instituições têm enfrentado dificuldades para conseguir rentabilidade e crescimento. Mas vale lembrar que uma escola também é uma empresa. Por isso, tão importante quanto o projeto pedagógico, é a administração econômico-financeira. Saber administrar a escola é uma questão de sobrevivência, principalmente com o aumento da competitividade no mercado. Isso significa ter um planejamento com base na realidade da instituição, garantindo eficiência e, por consequência, o lucro para que a escola possa investir em seu próprio crescimento.

Neste momento em que o país passa por uma crise financeira, todos os setores são afetados. Faz-se necessário otimizar custos para equilibrar as contas. Não há segredo. É preciso evitar o retrabalho e entender quais são as áreas que têm demandado mais investimentos para que seja possível avaliar como reduzir as despesas. Sem uma ferramenta de BI tudo isso se torna extremamente complicado e a probabilidade de cometer erros são grandes.

A tecnologia nas salas de aula é um tema que vem sendo bastante discutido nos últimos anos. Contudo, a educação pode se beneficiar muito mais do que imagina destes recursos. Não apenas quando se trata do aprendizado dos estudantes, mas também a gestão escolar. Não é fácil conseguir rentabilidade e crescimento neste mercado. Por isso, automatizar o controle do pagamento das matrículas, aulas dadas pelos professores, o fluxo de documentos e tantos outros processos que fazem parte do dia a dia da organização escolar pode ser de grande valia para estas instituições. Mas mais do que isso, é preciso usar os dados disponíveis para gerar informações precisas.

No ambiente escolar, é possível utilizar o BI para a avaliação de informações dando apoio aos gestores. Qual professor é mais produtivo? Qual a matéria que os alunos têm maior dificuldade? Como está o fluxo de requerimentos na secretária? Esses são alguns exemplos de dados que o BI pode oferecer, entre muitos outros.

As notas dos alunos podem ser lançadas em um sistema on-line que funcione em dispositivos móveis, por exemplo. A tecnologia também permite controlar regimes de matrícula seriado e por disciplina e administrar o quadro de horários. Outro benefício é informatizar todo o fluxo de documentos na instituição. Todos estes dados utilizados em uma ferramenta de BI podem gerar dados e estatísticas mostrando qual o setor que está mais ágil ou o mais lento na emissão de documentos, entre diversas outras informações.

Outra forma de obter dados valiosos é realizar avaliações sobre a instituição com os públicos-alvo: alunos, pais de alunos, professores e outros públicos de interesse. É sabido que em tempos de crise é muito mais vantajoso para uma empresa manter os seus clientes do que conquistar novos. As pesquisas de satisfação ajudam a entender a percepção da imagem da empresa, o que pode ser melhorado e as principais qualidades. Estes dados trabalhados de forma inteligência podem fazer a diferença em momentos de recessão.

Muitas escolas são administradas por professores, ou pedagogos, que certamente têm know how em planos pedagógicos, mas não têm a visão estratégica necessária para tornar uma empresa lucrativa. Por isso, é importante estar atento ao mercado e acompanhando as tendências. O business intelligence como apoio na gestão é certamente uma delas.

César Ricardo Corrêa, diretor Comercial da WAE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.