American Tower ativa planta solar para abastecer rede de fibra ótica

0
18

A operadora American Tower do Brasil anunciou a ativação de sua primeira planta solar para atender a 100% do consumo de sua rede de fibra óptica. Instalada em Minas Gerais em um projeto de geração distribuída (GD), a infraestrutura conta com 4,9 mil painéis solares de última geração, que geram energia para 100% da unidade de fibra óptica da companhia. A fonte de energia limpa está diretamente conectada à rede pública de distribuição de energia elétrica.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa CGC e faz parte do compromisso da American Tower com práticas sustentáveis. Segundo a operadora, esta fonte de energia renovável evitará a emissão de 255 toneladas de CO² na atmosfera anualmente. Ainda há um plano de expansão da planta, que está em andamento e deve permitir que a empresa atenda a expansão de sua rede de fibra e comece a gerar energia excedente para o uso compartilhado com clientes.

Além da rede neutra FTTH, a planta solar pode atender a outras soluções da companhia, como o iSite, uma estrutura compacta que agrega sistema irradiante, fibra óptica e sistema de energia pronta para receber os equipamentos das operadoras, voltada para adensamento de rede em ambientes urbanos.

Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais com a ampliação da cobertura de rede abrangendo 15 novas localidades e novas rotas de backbone, somadas ao crescimento de cobertura de rede nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída.

Deixe seu comentário