HPE vai construir supercomputador na República Tcheca para P&D em Ciência e Engenharia

0

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou nesta quinta-feira, 15, que o IT4Innovations National Supercomputing Center, um centro de computação de alto desempenho (HPC) líder para P&D e inovação na República Tcheca, escolheu a HPE para construir o supercomputador mais poderoso da República Tcheca. O acordo faz parte do EuroHPC Joint Undertaking, uma iniciativa entre a UE, países europeus e parceiros tecnológicos da indústria para coordenar e combinar seus recursos para desenvolver supercomputadores exascale de classe mundial na Europa.

O novo supercomputador, com o título de trabalho "EURO_IT4I" que foi doado pela IT4Innovations, será alimentado por soluções de supercomputação e inteligência artificial (AI) da HPE para aprimorar os recursos de modelagem e simulação e acelerar a descoberta de pesquisas em andamento na ciência, medicina e engenharia. As áreas de exemplo que o IT4Innovations visa atingir com o uso do sistema incluem a melhoria da previsão do tempo, o desenvolvimento de uma infraestrutura mais verde e sustentável e o avanço da descoberta de medicamentos para encontrar uma cura para COVID-19.

"Temos o prazer de trabalhar em conjunto com a HPE para contribuir com o objetivo do EuroHPC Joint Undertaking de oferecer tecnologias e conhecimentos de HPC e IA líderes da indústria para equipes de pesquisa europeias e tchecas", disse Vit Vondrak, diretor da IT4Innovations. "A HPE está posicionada de maneira única para fornecer a infraestrutura e os serviços completos que a próxima era da supercomputação exige e, juntos, estamos entregando um dos supercomputadores mais poderosos da Europa que beneficiará a ciência, a indústria e a sociedade como um todo."

Missão da IT4Innovations

O Centro Nacional de Supercomputação IT4Innovations faz parte da VSB – Universidade Técnica de Ostrava e, juntamente com duas outras instituições, forma a e-INFRA CZ, a maior e-infraestrutura para ciência, pesquisa e educação da República Tcheca.
Com novas soluções baseadas na HPE, a IT4Innovations está expandindo seus recursos de P&D para habilitar técnicas de IA que podem melhorar significativamente a precisão e acelerar a descoberta quando aplicadas a simulações de dados científicos complexos. O novo sistema da IT4Innovations também será significativamente mais rápido para realizar mais cálculos do que nunca, com um desempenho de pico teórico de 15 petaflops, o equivalente a 15 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

A HPE irá equipar o novo supercomputador com os sistemas HPE Apollo 2000 e HPE Apollo 6500, que são desenvolvidos especificamente para oferecer suporte à combinação de cargas de trabalho HPC, como modelagem e simulação, com IA e outros aplicativos intensivos de dados. Ele possui mais de 500 GPUs NVIDIA A100 Tensor Core e rede para desempenho de IA direcionado.

A HPE também incluirá o sistema HPE Apollo 2000 Direct Liquid Cooled para aumentar a eficiência energética e a densidade de energia, transferindo o calor gerado pelo novo supercomputador com um processo de refrigeração líquida. Para gerenciar ainda mais o processamento e o armazenamento de dados de grandes cargas de trabalho e aplicativos de IA em escala, a HPE também integrará o sistema de armazenamento Cray ClusterStor E1000, que utiliza recursos de software e hardware personalizados para atender aos requisitos de armazenamento de alto desempenho de qualquer tamanho e suportar o crescimento contínuo de dados da IT4Innovations.

"A HPE oferece as tecnologias de supercomputação mais poderosas do mundo e, por fazer parte da EuroHPC Joint Undertaking, estamos comprometidos com a parceria com organizações europeias nacionais para impulsionar suas futuras jornadas pré-exascale e exascale", disse Jan Kamení?ek, diretor administrativo da HPE Czech República. "A HPE irá colaborar estreitamente com a IT4Innovations para atender às suas necessidades específicas de P&D com tecnologias HPC e AI poderosas que aumentarão significativamente o desempenho e habilitarão novos recursos para o crescimento de aplicativos intensivos em dados. Esperamos apoiar suas missões de pesquisa e permitir que sua comunidade enfrente desafios científicos mais complexos e acelere a inovação."

O sistema petascale EuroHPC da IT4Innovations será instalado em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.