HPE vai construir supercomputador na República Tcheca para P&D em Ciência e Engenharia

0
23

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou nesta quinta-feira, 15, que o IT4Innovations National Supercomputing Center, um centro de computação de alto desempenho (HPC) líder para P&D e inovação na República Tcheca, escolheu a HPE para construir o supercomputador mais poderoso da República Tcheca. O acordo faz parte do EuroHPC Joint Undertaking, uma iniciativa entre a UE, países europeus e parceiros tecnológicos da indústria para coordenar e combinar seus recursos para desenvolver supercomputadores exascale de classe mundial na Europa.

O novo supercomputador, com o título de trabalho "EURO_IT4I" que foi doado pela IT4Innovations, será alimentado por soluções de supercomputação e inteligência artificial (AI) da HPE para aprimorar os recursos de modelagem e simulação e acelerar a descoberta de pesquisas em andamento na ciência, medicina e engenharia. As áreas de exemplo que o IT4Innovations visa atingir com o uso do sistema incluem a melhoria da previsão do tempo, o desenvolvimento de uma infraestrutura mais verde e sustentável e o avanço da descoberta de medicamentos para encontrar uma cura para COVID-19.

"Temos o prazer de trabalhar em conjunto com a HPE para contribuir com o objetivo do EuroHPC Joint Undertaking de oferecer tecnologias e conhecimentos de HPC e IA líderes da indústria para equipes de pesquisa europeias e tchecas", disse Vit Vondrak, diretor da IT4Innovations. "A HPE está posicionada de maneira única para fornecer a infraestrutura e os serviços completos que a próxima era da supercomputação exige e, juntos, estamos entregando um dos supercomputadores mais poderosos da Europa que beneficiará a ciência, a indústria e a sociedade como um todo."

Missão da IT4Innovations

O Centro Nacional de Supercomputação IT4Innovations faz parte da VSB – Universidade Técnica de Ostrava e, juntamente com duas outras instituições, forma a e-INFRA CZ, a maior e-infraestrutura para ciência, pesquisa e educação da República Tcheca.
Com novas soluções baseadas na HPE, a IT4Innovations está expandindo seus recursos de P&D para habilitar técnicas de IA que podem melhorar significativamente a precisão e acelerar a descoberta quando aplicadas a simulações de dados científicos complexos. O novo sistema da IT4Innovations também será significativamente mais rápido para realizar mais cálculos do que nunca, com um desempenho de pico teórico de 15 petaflops, o equivalente a 15 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

A HPE irá equipar o novo supercomputador com os sistemas HPE Apollo 2000 e HPE Apollo 6500, que são desenvolvidos especificamente para oferecer suporte à combinação de cargas de trabalho HPC, como modelagem e simulação, com IA e outros aplicativos intensivos de dados. Ele possui mais de 500 GPUs NVIDIA A100 Tensor Core e rede para desempenho de IA direcionado.

A HPE também incluirá o sistema HPE Apollo 2000 Direct Liquid Cooled para aumentar a eficiência energética e a densidade de energia, transferindo o calor gerado pelo novo supercomputador com um processo de refrigeração líquida. Para gerenciar ainda mais o processamento e o armazenamento de dados de grandes cargas de trabalho e aplicativos de IA em escala, a HPE também integrará o sistema de armazenamento Cray ClusterStor E1000, que utiliza recursos de software e hardware personalizados para atender aos requisitos de armazenamento de alto desempenho de qualquer tamanho e suportar o crescimento contínuo de dados da IT4Innovations.

"A HPE oferece as tecnologias de supercomputação mais poderosas do mundo e, por fazer parte da EuroHPC Joint Undertaking, estamos comprometidos com a parceria com organizações europeias nacionais para impulsionar suas futuras jornadas pré-exascale e exascale", disse Jan Kamení?ek, diretor administrativo da HPE Czech República. "A HPE irá colaborar estreitamente com a IT4Innovations para atender às suas necessidades específicas de P&D com tecnologias HPC e AI poderosas que aumentarão significativamente o desempenho e habilitarão novos recursos para o crescimento de aplicativos intensivos em dados. Esperamos apoiar suas missões de pesquisa e permitir que sua comunidade enfrente desafios científicos mais complexos e acelere a inovação."

O sistema petascale EuroHPC da IT4Innovations será instalado em 2021.

Deixe seu comentário