Publicidade
Início ESG Votorantim Energia e Instituto Votorantim anunciam iniciativas aprovadas para última etapa do...

Votorantim Energia e Instituto Votorantim anunciam iniciativas aprovadas para última etapa do LabÁgua

0
Publicidade

LabÁgua, programa de inovação da Votorantim Energia e Instituto Votorantim com o objetivo de buscar soluções para a escassez de água no semiárido brasileiro, anuncia os projetos aprovados para receber o capital semente e validar as soluções em campo. São eles: GeoGO (Brasília, DF), SDW (Salvador, BA), Versati (Campinas, SP) e o Instituto Nacional do Semiárido – INSA (Campina Grande, PB).  

Essas organizações integram as 20 selecionadas para a primeira edição do LabÁgua. Todas foram aceleradas nos últimos dois meses, em uma programação focada em seu desenvolvimento e adaptabilidade ao território, sob mentoria de especialistas convidados e da própria companhia. Os projetos – provenientes de 12 estados, do Distrito Federal e do exterior – pleitearam a seleção com MVPs (mínimo produto viável) validados ou em fase de validação.  

O tema do LabÁgua se debruça sobre um problema secular com que vivem os moradores da Serra do Inácio, no sertão piauiense e pernambucano. “Desde que iniciamos nossa atuação na região, em 2016, buscamos desenvolver e apoiar ações que levem qualidade de vida à população, unindo o desenvolvimento socioeconômico à preservação do meio ambiente. Com parceria do Instituto Votorantim, criamos um programa inovador que integra outro agente nesse contexto: a própria comunidade, que participará dessa etapa final, de prototipagem, ajudando a ampliar as condições de replicabilidade em outros territórios”, diz Rômulo Vieira, diretor corporativo da Votorantim Energia.  

A etapa de teste em campo ocorrerá nos seis municípios que integram a região da Serra do Inácio. Os empreendedores contarão com capital semente de até R$ 230 mil, distribuídos de acordo com as necessidades de cada um dos quatro aprovados. O início do trabalho está previsto para novembro de 2021.  

A relevância do programa fica ainda mais evidente em razão da escassez de chuva observada nos últimos meses e a preocupante situação hídrica em diversas regiões do Brasil. “O ecossistema de água e saneamento não é tão maduro no país quanto outros, como healthtechs ou fintechs. Nosso objetivo é impulsionar soluções realmente inovadoras e de impacto de curto e longo prazos, que possam ser instaladas em vários territórios. Acreditamos que o uso de novas tecnologias é um caminho exitoso para enfrentar esse problema. Se queremos resultados diferentes, precisamos tentar alternativas diferentes”, afirma Juliana Mitkiewicz, responsável por Inovação e P&D no Instituto Votorantim. 

Sobre os projetos aprovados: 

  • GeoGO, de Brasília (DF): desenvolve soluções tecnológicas baseadas na natureza, voltadas à recarga gerenciada de aquíferos, aplicável em região semiárida para diversos sistemas produtivos, incluindo ambientes rurais e urbanos. Segue a premissa de custo mínimo e sinergia com as atividades econômicas, insumos e mão-de-obra local, buscando sustentabilidade da solução e autonomia dos beneficiários. O projeto acelerado no LabÁgua propõe utilizar as torres de eólicas da Votorantim Energia para captar água de chuva para consumo da população e excedente destinado ao aquífero. O projeto piloto vai se basear em uma das torres de aerogeradores e deverá captar 400 mil litros de água, o suficiente para abastecer 45 pessoas por três meses. A instalação leva de sete a dez dias.   
  • SDW, de Salvador (BA): propõe solucionar a escassez de água por meio de tecnologia que permite a potabilidade da água. O projeto acelerado é o Aqualuz, purificador de água em formato de bandeja metálica, protegida por um tampo de vidro, que utiliza o SODIS, método de desinfecção a partir da luz solar. O processo purifica a água para consumo humano. O dispositivo de bombeamento manual de água é conectado às cisternas das casas. A tecnologia entregue pela SDW tem durabilidade de 20 anos. O projeto piloto propõe a instalação de 20 unidades na Serra do Inácio para impactar de 60 a 100 pessoas. Além do aparelho, a SDW realiza um curso de formação socioambiental com os moradores e monitoramento do projeto. O cronograma de atuação prevê dois meses de trabalho da equipe.   
  • Instituto Nacional do Semiárido – INSA, de Campina Grande (PB): solução sustentável de esgotamento sanitário rural (economia de água e sem fertilizantes químicos), com produção de água de reuso para irrigação eficiente na agricultura familiar, promovendo o incremento na renda das famílias e na saúde pública preventiva. A solução SARA – Saneamento Ambiental e Reuso de Água, integra a coleta e o tratamento de esgoto ao reuso de água e de nutrientes por meio de um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, baseado na melhoria da saúde da população rural, conservação dos recursos hídricos e ambientais, aumentos da produção agrícola e renda dos agricultores. A prototipação, junto a cinco famílias, será feita em dois meses. 
  • Versati, de Campinas (SP): propõe a melhoria da saúde e qualidade de vida das famílias rurais com acesso econômico e permanente à água purificada e baixo custo de implementação. O Purafiltra é o único purificador microbiológico de água para o consumo humano, no uso doméstico, com tecnologia de ultrafiltração e certificado pelo INMETRO. Proporciona água de qualidade ao custo de R$ 0,12 por 20 litros e sem quaisquer custos com instalação hidráulica, manutenção, trocas de refis, adição de produtos químicos ou eletricidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile