Para CEO da Autodesk, estamos entrando na nova era da automação

0

Entramos deixando a era digital e entrando na era automação. Essa visão foi compartilhada pelo CEO da Autodesk, Andrew Anagnost, em seu discurso de abertura do Autodesk University 2017 nesta terça-feira, 14, no Sands Expo em Las Vegas, EUA, com presença de mais de 10 mil arquitetos, designers, engenheiros, artistas digitais, colaboradores e parceiros de negócios.

"A nova onda de automação, sem dúvida, causará interrupções, mas tecnologias como a inteligência artificial e a robótica serão muito mais eficazes para criar oportunidades de emprego e estimular o crescimento econômico do que muitos céticos poderiam acreditar", disse o executivo.

Em sua visão, o mundo chegará a 10 bilhões de pessoas em 2050, o que exigirá das empresas mais capacidade de produção para atender essa demanda e a necessidade das pessoas em adquirir novas habilidades e se prepararem para os empregos e as indústrias do futuro.

Enfatizou que essa nova realidade exigira que as empresas façam mais, melhor e com menos custos.  Alinhado a essa visão Anagnost anunciou uma série de iniciativas para ajudar as pessoas em todo o mundo a adquirir novas habilidades e se preparar para os empregos que exigirão novos atributos.

Para ele os sistemas tradicionais de desenvolvimento de tecnologia exigem mudanças para preparar os profissionais de amanhã. "Temos de dar passos práticos para o futuro de fazer coisas (making things) e apoiar os clientes para usar os principais produtos da Autodesk e cumprir essa jornada usando tecnologias transformadoras, como design generativo (CAD), realidade aumentada e virtual, robótica, fabricação aditiva, entre outras.

Também foram anunciados o avanço das plataformas de nuvem da Autodesk, como Fusion 360 e BIM 360. Além disso, anunciou uma série de parcerias nesta semana, incluindo uma colaboração com a Dropbox utilizando a plataforma de desenvolvimento do Forge.

Making Things

Para apoiar o empoderamento das pessoas em "fazer coisas" a Autodesk está investindo num amplo programa de treinamento e parcerias para preparar a força de trabalho para criar um futuro que exigirá que as pessoas criem e construam mais e melhor e com menos impacto negativo no mundo.

Segundo Randy Swearer, vice-presidente de educação da Audodesk, esse novo cenário também exige que as pessoas trabalhem de forma colaborativa. Um exemplo é o projeto desenvolvido pelos estudantes brasileiros Giulia Pereira (design gráfico) e Vitor Akamine (engenharia mecatrônica) que criaram, projetaram e desenvolveram um brinquedo que tem como objetivo integrar crianças com deficiência visual (baixa ou nenhuma visão) com as demais crianças. Batizado de Togotoy, o brinquedo foi modelado em 3D com a ferramenta Autodesk Fusion 360. TOGO em japonês significa integração e por isso esse foi o nome escolhido para o projeto.

O programa anunciado no evento em parceria com a Village Capital coma Fundação Autodeskn irá financiar a criação de uma iniciativa de desenvolvimento e transição de mão-de-obra focada no empreendedorismo, treinamento profissional e aprimoramento em um mundo de automação. A empresa também está se associando ao LinkedIn Learning para oferecer acesso gratuito a mais de 40 cursos em vários idiomas, relevantes para as áreas de arquitetura, infraestrutura, construção e indústrias de manufatura.

A Village Capital encontra, treina e investe em empreendedores focados em soluções para problemas do mundo real. Eles criam comunidades em torno de empreendedores e seus empreendimentos para melhorar as oportunidades de crescimento e sucesso.

"Em um mundo cada vez mais automatizado, as empresas de tecnologia, incluindo a Autodesk, têm a responsabilidade de ajudar os profissionais a adquirir novas habilidades que lhes permitam aproveitar e participar do futuro de como as coisas serão feitas", disse o CEO da Autodesk.

Ecossistema de aprendizado

Atualmente a Autodesk oferece uma série de recursos para ajudar estudantes e profissionais a se envolverem no aprendizado contínuo e, assim, avançarem em suas carreiras nas indústrias ampliadas pela automação. A empresa está ajudando a preparar profissionais preparados para a indústria, equipando-os com ferramentas, conteúdos, treinamentos e currículos para resolver os desafios do mundo real e a melhorar os empregos do futuro.  Entre os recursos disponíveis, incluem software, eventos e instalações gratuitas e currículos online. No Brasil a Autodesk atende mais de dois mil universitários por meio de 254 parceiros: 120 SENACs, 67 SENAIs, 67 ATCs – Centros de Treinamento Autorizados.

*o jornalista viajou a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.