Saiba como modernizar sua estrutura de cloud e obter mais eficiência em projetos

0

O termo cloud computing surgiu nos anos 90 e, desde então, as empresas estão focadas em entender e utilizar cada vez mais a tecnologia. A migração para a nuvem é apenas o começo da jornada para muitos clientes que continuam obtendo benefícios contínuos por meio da modernização progressiva de suas aplicações, dados e infraestrutura. Na esteira de workloads modernos que agregam valor ao negócio, a migração para a nuvem apresenta o aumento de produtividade, de segurança e resiliência, e o offloading de tarefas operacionais, envolvendo times de colaboradores em atividades e posições estratégicas e de inteligência.  

Além da migração, é possível perceber que estamos em uma fase desse processo em que as companhias conhecem o serviço, utilizam, mas estão cada vez mais focadas em modernizar ainda mais esses ambientes. Segundo uma pesquisa do Gartner deste ano, 84% dos clientes concordaram ou concordaram fortemente que a modernização de aplicações seria uma alta prioridade nos próximos dois anos, além de haver 23% de aumento nas conversas sobre modernização, agora transcendendo a questão do nível gerencial para o nível executivo. 

Essa necessidade de modernização se dá, especialmente, devido a alguns fatores em comum que podem ser avaliados na jornada de diversas companhias. Como, por exemplo, a ausência de uma abordagem padrão para conduzir avaliações de modernização de maneira metodológica tem se mostrado um desafio significativo. Além disso, a falta de diretrizes específicas sobre como apresentar os resultados das avaliações de modernização aos clientes cria obstáculos adicionais. Para complicar ainda mais, a escassez de conhecimento em relação às ferramentas oferecidas, também contribui para essa necessidade de acelerar o processo de modernização. Portanto, enfrentar essas questões é fundamental para otimizar a transição para ambientes de nuvem mais eficientes e atualizadas. 

O processo é extremamente vantajoso para as empresas, principalmente, quando apoiadas por um parceiro especializado. Ao iniciar um projeto novo, por exemplo, há a orientação tanto do provedor de nuvem quanto do time de especialistas, que juntos ajudam a estabelecer a arquitetura para o projeto, seja a curto ou a longo prazo. Isso significa que não é necessário enfrentar o desafio sozinho e arcar com todos os custos, o que, por si só, já é um diferencial notável. Além disso, essa visão estratégica de modernização de infraestrutura se torna viável para aqueles que reconhecem a necessidade de atualização, mas podem não ter os recursos internos necessários.  

Para ajudar durante essa transformação, existem projetos como o Centro de Excelência (CoE) de Modernização AWS em parceria com a Dedalus, que é uma iniciativa que proporciona um apoio adicional às instituições, por meio da realização de provas de conceito acompanhadas por profissionais experientes, tornando a modernização mais acessível e eficaz para aqueles que buscam aproveitar todas as vantagens da migração para a nuvem.  

O CoE de Modernização é, na prática, uma oportunidade para os clientes que precisam de um ambiente disponível para realizar testes a fim de validar novas hipóteses e/ou experimentar novas tecnologias, como: containers, serverless, mecanismos de banco de dados, Machine Learning, Inteligência Artificial, Data & Analytics, DevOps e observabilidade.  

Por meio de um investimento realizado pela AWS e a disponibilidade do time de especialistas técnicos da Dedalus, os clientes agora poderão ter a experiência do processo de modernização e transformação ideal para cada tipo de demanda. A união de forças dessa parceria promove às corporações a oportunidade de realizar um projeto sem arcar com o custo total da idealização, pois é parcialmente coberto pela AWS, e possibilita a implementação do serviço por meio de uma equipe dedicada às necessidades do projeto.  

Diferente do que acontecia antigamente, com tentativas de modernização realizadas de forma manual, gerando dores na jornada de inovação, agora, o processo se torna fluido e mais objetivo. Isso se deve graças às tecnologias que automatizam muitos dos processos e que são capazes de entregar resultados de forma mais rápida, segura e organizada. Ao fazer parte do CoE, é possível reduzir cerca de 40% dos custos usando os serviços e produtos criados para a nuvem da AWS para aumentar a agilidade, acelerar a inovação, eliminar dúvidas técnicas e remover bloqueios de licenciamento.  

Em resumo, a migração para a nuvem representa apenas o primeiro passo em direção a uma jornada de benefícios contínuos para muitas empresas. À medida que as organizações modernizam progressivamente suas aplicações, dados e infraestrutura na nuvem, uma série de vantagens se torna aparente. O CoE, é uma forma que a AWS e a Dedalus encontraram para ser um facilitador, permitindo que o processo se torne mais eficaz e viável, e as equipes se concentrem em atividades estratégicas e inteligentes, deixando o cliente focar no core do seu negócio realizando projetos de sucesso nessa jornada.

Sinéas Neto, gerente executivo da Dedalus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.