Internet das Coisas: tecnologia para qualidade de vida

0

Não há dúvidas que a Internet das Coisas representa um marco na revolução tecnológica. O termo é utilizado para definir dispositivos que conectados à web e a outros aparelhos podem transferir dados em rede sem intervenção humana. A IoT, referência ao termo em ingês Internet of Things, já desempenha um papel fundamental na evolução da função das TI nas organizações, impactando os processos envolvidos no cotidiano dos funcionários e na forma como fazem negócios. O tratamento analítico sobre os dados coletados possibilitam novas ofertas de serviços, maior controle de custo, melhor experiência ao cliente e eficiência operacional, impulsionando também o crescimento econômico. Mas, além das organizações, as novas tecnologias têm grande potencial de beneficiar as pessoas, proporcionando um dos bens mais almejados atualmente: a qualidade de vida.

Além do sorriso no rosto, a qualidade de vida costuma ser avaliada pelas nossas atividades de lazer, pela saúde e serviços oferecidos no município em que vivemos, entre outros fatores. Alguns aspectos aparentemente simples podem significar qualidade de vida, tais como mobilidade e economia de tempo e a IoT pode ser uma importante aliada na busca por melhorias nesse sentido. Na vida em comunidade, a conexão entre dispositivos possibilita aplicações que podem impactar o dia-a-dia em diversos segmentos.

Na área logística, proporciona a comunicação inteligente, entre pessoas e veículos. No varejo, a IoT promove mudanças no padrão de compras e no segmento da saúde pode transformar o controle e a prevenção de doenças, beneficiando pacientes e especialistas. De modo mais direto, a vida das pessoas pode ser beneficiada com a consolidação da casas e cidades inteligentes, que aumentam a segurança e o conforto, possibilitando ainda a geração de modelos sustentáveis de desenvolvimento.

Para que a nova geração de aplicativos inteligentes possa de fato promover transformações positivas no cotidiano das pessoas e não só das organizações, favorecendo a qualidade de vida dos usuários, é necessário evoluir ainda em aspectos relacionados à qualidade da computação em nuvem e às redes físicas de telecomunicações. Ou seja, o investimento na construção de uma nova arquitetura técnica de Internet, novos protocolos de comunicações e de formas para dar sustentação à natureza móvel das coisas são ações fundamentais para promover a qualidade de vida aos brasileiros.

Diego Brites, diretor geral da Teltec Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.