O fim do e-Commerce: porque os varejistas ainda não se apegaram ao Omnichannel

0

Os smartphones estão dando força à adoção do omnichannel e do e-commerce em todo o mundo, transformado a forma como os consumidores compram e interagem com as marcas. No entanto, no esforço de tentar alcançar o consumidor por todos os canais e ser mais competitiva muitas marcas estão perdendo o diferencial com o mobile commerce. Os varejistas, geralmente consideram o mobile como uma tecnologia de comércio separada, em vez de focar na entrega de experiência para o consumidor por todos os canais e pontos de contato.

O problema dos apps móveis das marcas

Os aplicativos para dispositivos móveis ( apps ) de marcas famosas são o principal exemplo do desafio mobile – apenas poucos varejistas são capazes de sustentar um aplicativo móvel de sucesso, porque requer muito trabalho obter o acesso dos consumidores, atualizar e gerenciar. Poucos desses aplicativos móveis proveem valor ao cliente, e como consequência há baixas taxas de downloads e engajamento do cliente.

Um estudo da Deloitte destacou que 80% dos apps de marcas tiveram menos de 1 mil downloads. Mesmo diante do número baixo para a maioria dos apps de marcas de varejistas, as companhias continuam investindo pesado nesse mercado.

A realidade é que o futuro do mobile shopping não será com apps móveis de marcas, pois, de fato não é o mobile commerce, mas sim o omnichannel commerce. Enquanto muitas marcas usam essa buzzword e entendem o objetivo, a maioria enfrenta desafios para se tornar verdadeiramente omnichannel.

De acordo com a recente pesquisa da Accenture, apenas um terço dos varejistas operacionalizaram as atualizações básicas para uma experiência omnichannel de varejo, incluindo a possibilidade de comprar online e retirar nas lojas físicas, estoque através de múltiplos canais e reposição de estoque. Mas, os que 'cruzaram a fronteira' enfrentam uma transição típica, com os desafios de ter estoques precisos das suas lojas que os forçam a aplicar procedimentos de retirada e entrega que não estavam habituados, incentivando a equipe da loja a executar de forma indevida, não atendendo a grande expectativa dos consumidores online.

Por mais que a maioria dos varejistas esteja mal equipado, quando as atualizações omni-channel surgem, os consumidores demandam capacidades. Um estudo da eBay percebeu que 77% dos compradores esperam uma experiência integrada incomparável, independentemente se eles estão na loja, online ou usando um dispositivo móvel. A Forrester Research também descobriu que 71% dos compradores esperam ter informações sobre o estoque online, e 50% esperam comprar online e retirar na loja.

Esse é um cenário preocupante para os varejistas que falham na implementação de iniciativas omni-channel. As empresas não atendem as expectativas dos clientes online e off-line e se deparam com a queda de receita e rentabilidade por causa da mudança do share para a influência do comércio digital – perda de participação que nenhum varejista está preparado.

Como vencer o desafio do omnichannel

Para vencer esses desafios e transformar o negócio dos varejistas em um ambiente omnichannel, as companhias precisam ultrapassar os gaps que existem entre o mobile e os outros canais online e off-line. Existem algumas iniciativas para que os varejistas consigam fazê-lo:

• Tecnologia móvel para os funcionários da loja física: mesmo com a maioria dos aplicativos de marcas ganhando pouca tração entre os consumidores é a audiência dos varejistas que geralmente está em foco. No entanto, os varejistas devem mudar suas prioridades e focar em dar voz aos funcionários das suas lojas com uma tecnologia móvel.

Equipados com um dispositivo móvel ou um tablet, que é ligado à principal plataforma de comércio do varejista, os funcionários da loja podem oferecer aos consumidores mais valor assistencial. Com acesso a informações do produto, histórico de compra, preferências, listas de desejos, e os níveis de estoque a apenas um toque, os funcionários do varejista estarão melhores equipados para aumentar as vendas e criar mais engajamento e experiência ao consumidor.

Os funcionários da loja também podem usar o mobile e os tablets para check-out, uma vez que conectados à plataforma de comércio. Enquanto as filas móveis derrubam as tecnologias de POS, que estão disponíveis há algum tempo, a experiência do cliente pode ser instantaneamente convertida para o check-out em qualquer lugar da loja por dispositivos móveis, e isso é uma mudança no jogo. Como resultado, 30% dos varejistas planejam mudar ou ajustar seus sistemas de POS para habilitar o móvel, e o comércio tem direcionado alternativas em 2014, de acordo com estimativas da indústria.

• Plataforma tecnológica única, e back-end unificado: Um dos primeiros, e o passo mais importante em construir uma experiência omnichannel, é unificar todas as tecnologias e plataformas em uma organização. Estando isoladas, as plataformas tecnológicas não trabalham em harmonia e não têm o compromisso de garantir a experiência ao consumidor, além de dificultar a transformação da oferta do varejista para atender a expectativa dos clientes.

Para manter a mudança das demandas do consumidor e a natureza de mudança rápida de um ambiente omnichannel no varejista, as marcas precisam de uma tecnologia de back-end fácil de gerenciar, que permita aos profissionais de marketing atualizar o conteúdo promocional em tempo real. Isso deve também incorporar capacidades analíticas avançadas para dar as marcas insights dentro do comportamento do consumidor e prover uma experiência de compras mais personalizada por todo canal.

• Tecnologia de nuvem: no mais, para consolidar os sistemas tecnológicos, os varejistas também podem tirar vantagem de soluções baseadas em nuvem híbrida, que podem permitir o acesso e gerenciamento de qualquer dispositivo.

A tecnologia de nuvem pública ou privada permite aos varejistas melhorar o acompanhamento de leads, métrica de vendas e conversões crosschannel por linkar os dados internos com outras fontes, como dados sociais que influenciam a experiência de compra. Isso inclui conversão de tráfego Web e interações sociais dentro do tráfego da loja e medição da promoção de vendas de ofertas online em lojas físicas. Com a tecnologia de nuvem, varejistas também podem se conectar a um centro de reposição de dados e sincronizar dados e conteúdos em tempo real.

A transição para a nuvem é um catalisador para a convergência digital e o comércio físico. Quanto mais os varejistas mudarem, mais as vendas de omni-channel se tornarão fáceis e sofisticadas.

• Alinhamento organizacional: De acordo com Forrester Research, 60% de todos os varejistas dos EUA envolverão a internet de alguma forma, seja para uma transação direta via e-commerce ou como forma dos compradores conduzirem a pesquisa antes da compra. O mesmo estudo identificou que aproximadamente 10% do total de vendas no varejo dos EUA em cinco anos virão de compras online, frente a 5% em 2012.

Enquanto as vendas no e-commerce estão contribuindo para um aumento da porção do total de receita para a maioria dos varejistas – superando, em muito o crescimento de vendas das lojas físicas – a maioria das estruturas organizacionais dos varejistas tem que seguir o mesmo caminho. Muitos varejistas ainda estão desatualizados nas estruturas corporativas, com diferentes tecnologias e silos organizacionais.

Para assegurar o sucesso de um ambiente omnichannel, os varejistas precisam realinhar seus processos e sistemas existentes. Então, focar em contratar líderes talentosos de omnichannel para estar à frente de outras iniciativas de crosschannel e melhorar a experiência do cliente, ao assegurar inovação e crescimento em longo prazo.

No futuro, o mobile commerce estará dentro de uma verdadeira experiência omnichannel. Os aplicativos móveis serão mais leves – uma mistura dos apps de hoje com uma completa experiência online. Ao seguir os conselhos citados acima, os varejistas podem se preparar para essa mudança e estar a frente da competitividade. Isso irá assegurar uma experiência de compra omnichannel incomparável, que agrada os clientes, melhora a rentabilidade e agiliza processos e estruturas internas.

Rick Chavie, chefe de soluções da hybris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.