Publicidade
Início Blogueria Reinventar-se é preciso – A solução como commodity e as novas relações...

Reinventar-se é preciso – A solução como commodity e as novas relações de negócios

0
Publicidade

A área de Tecnologia da Informação – ou TI como alguns preferem – conquistou uma posição relevante dentro das empresas com a informatização das atividades. Conhecido antigamente apenas pelo suporte técnico, agora, o setor desempenha um papel estratégico para os negócios nas corporações. Se antes o CIO se preocupava com a manutenção de hardwares ou com a continuidade dos processos da sua infraestrutura de TI e softwares de gestão, hoje, ele tem outros desafios em mente. As soluções viraram commodity. O diferencial é a estratégia e o planejamento por trás delas.

O poder de contratação de tecnologia, que era concentrado no CIO e sua equipe, mudou e todos os profissionais podem ter acesso a diferentes softwares e aplicações no modelo SaaS (Software as a Service). Existia um investimento previsto para compra de soluções e/ou licenças de software que, atualmente, não é mais imprescindível. Os apps estão na nuvem, são departamentais e, muitas vezes, as suas aquisições independem do aval do time de TI.

Por isso, o setor de tecnologia deve entender este novo momento e o seu próprio posicionamento dentro da empresa. Já passamos por uma fase de automação de todos os processos nas organizações – movimento que muito colaborou para o ganho de agilidade e de escala. Atualmente, a tendência é a chamada “digitalização dos negócios”, que impacta diretamente neste novo cenário. Conceitos como mobilidade, nuvem, big data e Internet das Coisas (IoT) começam a fazer parte da rotina corporativa e mudam bruscamente a percepção da TI até aqui. Antes, o CIO e sua equipe encaravam os funcionários da companhia e fornecedores como clientes. Hoje em dia, somos todos parceiros de negócios e construir uma nova imagem (de liderança e de colaboração) é fundamental.

Antes de tudo, porém, é preciso olhar para as relações de dentro e de fora. Explico: é preciso rever as ligações que envolvem a área de TI, todos os outros colaboradores da companhia e os seus parceiros e fornecedores. Para se ter uma ideia, a IDC divulgou uma previsão de cenário pós-2015 para os CIOS que reforça ainda mais esta necessidade de reavaliação. Entre as premissas, a consultoria antevê que aproximadamente 35% dos relacionamentos de sourcing em torno de tecnologias que compõem a terceira plataforma (baseada nos pilares de cloud computing, big data, social media e mobilidade) falharão. O que isso significa? Além de tornar-se um verdadeiro viabilizador de novas formas para gerar receita a partir da digitalização dos negócios, é preciso que o CIO busque novos modelos e formas de relacionamento com os seus fornecedores.

Vale ressaltar que, assim como o papel do CIO está em evolução, os fornecedores também necessitam de um processo de reformulação. Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário estar em movimento a todo o momento. Os parceiros devem, principalmente, ficar atentos às tendências. Existem muitas soluções tecnológicas projetadas para viabilizar as relações e agilizar os processos de sourcing – o fornecedor que ignorar essa existência e não aderir às inovações corre o risco de não sobreviver.

Nei Tremarin, CMO (Chief Marketing Officer) do Mercado Eletrônico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile