Symantec revela 5 tendências de ataques para 2015

0

Os especialistas de segurança da Symantec identificaram que, em 2015, o cenário de Segurança da Informação será de grande luta entre cibercriminosos e profissionais que buscam proteger os dados de ataques, o que intensificará as tendências observadas em 2013 (ano das megaviolações) e 2014 (com a descoberta de grandes vulnerabilidades como o Heartbleed e Shellshock).

Por isso, a empresa lista cinco previsões para a segurança na América Latina, que debatem desde o aumento do uso de Internet das Coisas (IoT) e o papel da Big Data até a necessidade de defesas móveis e atenção à privacidade. Elas abrangem desde o consumidor final até empresas e governos.

1. O aprendizado de máquinas mudará o combate contra o cibercrime. Uma nova geração de plataformas de negócios está surgindo com a convergência entre o aprendizado de máquinas e big data. Isso trará ainda mais proatividade contra ameaças e aumentará as taxas de detecção, reduzindo o número de ataques bem-sucedidos de criminosos virtuais.

2. A privacidade continuará sacrificada em nome de aplicativos móveis. Alguns usuários de dispositivos móveis continuarão a trocar privacidade por aplicações móveis. Ou seja, apesar das pessoas relutarem a compartilhar dados bancários e pessoais, muitos ainda disponibilizarão informações sobre sua localização, fotos e contatos em troca de novos aplicativos.

3. A negação de serviço distribuído (DDoS) continuará uma ameaça crescente. Uma das tendências de 2014 foi o aumento de servidores Unix comprometidos e uso de sua banda para ofensivas DDoS, com as mais diversas motivações, como hackativismo, lucro e disputas. A Symantec antecipa a continuação e o aumento dessa tendência, com cada vez mais intensos ataques.

4. O comportamento do usuário será o centro das atenções conforme surjam novas soluções além das senhas. Com o sistema de senhas sob ataque constante de cibercriminosos, os fornecedores de segurança buscaram novas técnicas de autenticação, como verificação de íris e de impressão digital. Entretanto, a verdadeira solução para proteger informações está no comportamento dos usuários, que devem adotar medidas para evitar o comprometimento de dados.

5. A cibersegurança será fortalecida por parcerias e colaborações na indústria. A indústria de segurança está unindo forças com provedores de telecomunicações e governos do mundo todo para combater crimes virtuais. Em 2015, enquanto os atacantes continuarem buscando alternativas, as plataformas de código aberto continuarão a abordar vulnerabilidades com ainda maior coordenação, colaboração e resposta da indústria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.