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Salesforce.com adquire startup especializada em inteligência de marketing

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Em outra investida no segmento de análise de dados, a Salesforce.com fornecedora de soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) em nuvem, acaba de adquirir uma pequena empresa chamada MinHash, especializada em inteligência de marketing. O anúncio foi feito no site da startup, nesta terça-feira, 15, mas os termos financeiros da transação não foram revelados. A Salesforce confirmou o negócio, mas não forneceu mais detalhes.

Com a aquisição, o serviço de MinHash será encerrado no dia 21 de janeiro de 2016, informa a empresa em seu website. O TechCrunch primeiro a noticiar a aquisição.

A MinHash foi fundada em 2014 por quatro engenheiros que trabalharam na Oracle e no eBay. Um de seus fundadores, Naren Chittar, trabalhou por mais de cinco anos na divisão de mecanismo de buscas do eBay, outro fundador, Jayesh Govindarajan, trabalhou na Oracle e na Avaya por quase uma década.

O site da empresa descreve o seu produto como um “assistente virtual” para comerciantes. Segundo a empresa, seu sistema é capaz de fazer a varredura de milhares de fontes de mídia para detectar as últimas tendências e, automaticamente, criar campanhas de marketing.

Esta é a quarta aquisição da Salesforce no ano, e a segunda na área de aprendizado de máquina/análise de dados. Em maio, ela havia comprado outra startup desenvolvedora de app de agendamento chamado Tempo AI. As aquisições são parte da estratégia da empresa no sentido de reforçar seu portfólio de análise de dados. No ano passo, ela lançou uma nova plataforma de análise de dados chamada Wave, e, neste ano, anunciou um novo serviço que coleta e análise dados obtidos a partir de dispositivos conectados, chamado de IoT Cloud.

A aquisição da MinHash pode ser também um sinal de que a Salesforce pretende gastar mais recursos para reforçar o seu serviço de marketing na nuvem, que hoje responde por uma pequena fatia da receita. Nos primeiros nove meses deste ano, o marketing na nuvem contabilizou receita de US$ 470 milhões, ou seja, aproximadamente 10% da receita total da Salesforce, muito aquém do obtido com a oferta de software na nuvem e serviços de nuvem, que geraram US$ 1,9 bilhão e US$ 1,3 bilhão em receitas, respectivamente.

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