Contratação de MSS: um passo importante para entrar em conformidade com a LGPD

0

Gerir uma empresa, independentemente do porte ou setor, é quase impossível sem uma boa infraestrutura de TI. Nesse contexto, a terceirização de serviços de segurança se transformou em uma alternativa adotada por grande parte das organizações, devido à falta de recursos e profissionais especializados em suas equipes. A partir dessas dificuldades, somadas à crescente concorrência de mercado, a manutenção de um time altamente qualificado e atualizado é um dos principais desafios enfrentados pelos gestores de Tecnologia.

Uma forma de mitigar esse cenário é a contratação dos Managed Security Services (MSS), ou em português, Serviços Gerenciados de Segurança. De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC Brasil em maio deste ano – já em meio à pandemia de Covid-19 -, os serviços gerenciados devem ganhar relevância no período pós-pandemia. Forçadas a acelerar suas jornadas de transformação digital, e envoltas em ambientes cada dia mais complexos, as empresas podem contar com estes serviços para manter a operação segura e o mais importante: foco no negócio.

Com a chegada da LGPD, contar com um provedor de MSS é um passo importante para empresas que buscam uma efetividade inicial e respostas a incidentes de forma otimizada. Não é apenas um serviço, mas uma extensão operacional da sua empresa, um parceiro especializado em segurança da informação que entrega um serviço de excelência tornando o negócio uma referência quando se trata da integridade digital dos seus clientes.

As organizações precisam garantir bases sólidas para segurança de TI e core business para aderirem às normas previstas na nova Lei. De acordo com uma pesquisa do Gartner, 80% de todas as empresas do mundo estarão sujeitas a pelo menos um regulamento de proteção de dados até 2023. Ainda segundo esse estudo, a maior preocupação das organizações está relacionada às multas por falta de adequação, à perda de clientes e aos danos à reputação.

Um dos desafios para o MSS, além de prover um serviço de qualidade, é adequar-se às normas e corresponsabilidades na cadeia da privacidade da informação, oriundas de uma consultoria de LGPD. Algumas características do MSS auxiliam e agregam valor, dentre as quais destaco a capacidade de garantir a conformidade com padrões, normas e regulamentos internos e externos, oferecendo uma base sólida para garantir operação da empresa com segurança, privacidade e profissionalismo.

Com equipes altamente capacitadas, os provedores de MSS unificam os resultados obtidos e planejam as ações de melhorias, além de fazer a gestão de riscos e acompanhar toda a execução do ambiente virtual corporativo, a partir da aplicação de serviços de suporte, gerenciamento de incidentes e análise de dados. Atuando como consultorias, essas empresas fazem uma análise da infraestrutura do ambiente de TI, mapeando todos os processos para levantar as vulnerabilidades da rede.

Além das multas, que obviamente podem impactar a saúde financeira e descapitalizar rapidamente a empresa, há outros fatores que colocam em risco a organização. A falta de um time especializado sobre segurança de dados transmite para o mercado e para seus clientes uma negligência da forma como estes dados estão sendo tratados, o que pode gerar uma perda de reputação para a empresa. Consequentemente, isso pode ocasionar perda de fatores cruciais que podem comprometer seriamente a operação da companhia, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte, como: parcerias importantes, investidores, investimentos e oportunidades de negócios.

Garantir a proteção dos dados pessoais é o principal item desta lei, mas sobretudo ela vai impor que as organizações transmitam transparência e confiança aos seus clientes.

Nesta longa jornada, o papel dos serviços gerenciados de segurança da informação se prova uma boa alternativa para concretizar todos esses objetivos, reduzir custos, agilizar processos e diminuir prazos.

Henrique Lopes, gerente Comercial da NetSecurity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.