Apesar do aparente "hype", o social commerce ainda não se consolidou como tendência de peso no comércio virtual dos Estados Unidos, pelo menos é o que revela a pesquisa "Holiday Online Shopping Experience Survey", divulgada pela Baynote.
Realizada para investigar o sentimento dos consumidores quanto à experiência digital em diferentes canais de varejo — eCommerce, websites, redes sociais, tablets e outros dispositivos móveis –, a pesquisa ouviu 1.032 compradores virtuais americanos no período entre o Cyber Monday (liquidação dos varejistas on-line realizada na segunda-feira depois do Dia de Ações de Graças) e a véspera do Natal.
Os resultados revelam que apenas 8,7% dos respondentes compraram de páginas de varejistas no Facebook. A grande maioria (80,2%) diz que suas compras online realizadas nesse período não foram influenciadas por conexões pessoais no Facebook ou em qualquer outra rede social. Por fim, 80,9% dos compradores disseram não ter adquirido nada em websites de varejistas baseados em promoções ou ofertas especiais recebidas via Facebook.
No Brasil, grandes varejistas virtuais aderiram ao costume americano e também promoveram liquidações no Cyber Monday em 2011 (em 28 de novembro). Várias lojas com páginas no Facebook também anunciaram suas promoções durante todo o dia, mas ainda não se conhece o impacto dessas ações no social commerce brasileiro.