O Procon-SP divulgou nesta quarta-feira, 16, o ranking de reclamações de 2012 no qual as operadoras de telefonia fixa e móvel aparecem no segundo e terceiro lugares da lista de reclamações, à frente das administradoras de cartão de crédito. No topo estão os bancos, com mais de 35 mil atendimentos, seguindos das operadoas, com 28 mil.
No total, foram registrados 28.332 chamados sobre problemas com produtos e serviços relacionados a celulares e 27.519 relacionados a telefones fixos. Entre as operadoras de telefonia, a Telefônica/Vivo e a Claro aparecem na segunda e terceira posições, com 9.682 e 7.403 reclamaçõess, respectivamente. A TIM Celular ficou na quinta colocação, com 3.843 queixas, e a Oi na décima, com 2.591.
Já dos bancos, o maior número de reclamações foi contra o grupo Itaú Unibanco, com 10.306 chamados.
E-commerce e informática
Outros setores cujo número de reclamações também aumentou foram os de informática e comércio eletrônico. O de microcomputadores e produtos de informártica aparece na nona colocação, com 12.560 queixas registradas. Na nona colocação também figura a B2W Companhia Global de Varejo, grupo de comércio eletrônico proprietário dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. A empresa recebeu 2.603 reclamações, sendo mais de mil pelo não recebimento de produtos. O Groupon figura na 17ª colocação, com 1.351 queixas, a maioria sobre demora ou não entrega de produtos, ou não execução de serviços adquiridos. Já a Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico do grupo Pão de Açúcar, que reúne o Extra.com, Pontofrio.com e a operação de e-commerce da Casas Bahia, teve 1.324 reclamações.
A boa notícia para as companhias de comércio eletrônico é o alto índice de solução das queixas. Segundo o Procon-SP, a B2W teve 91,19% de problemas resolvidos, a Nova Pontocom, 89,68%. O Groupon ficou com o menor índice, 76,48%.
A lista completa de empresas pode ser acessada no site do órgão.