2018 será o ano das moedas digitais, afirma especialista

0

O mercado das moedas digitais – as criptomoedas – registrou números que chamaram a atenção de muitos investidores em 2017.  Só no primeiro semestre do ano passado foram movimentados cerca de US$ 100 bilhões em todo o mundo. No Brasil, esse número chegou aos R$ 90 milhões. Com esse mercado aquecido, acredita-se que 2018 seja o ano das moedas digitais.

"A demanda só aumenta e prevemos cerca de 140 milhões de novos usuários em 2018. O mundo passou a aderir esse sistema financeiro, no qual podemos trocar valores globalmente sem depender de bancos, de forma ainda mais segura e com melhor eficiência na transação", explica Rafael Narezzi, especialista em cibersegurança da 4CyberSec, que atua com o setor financeiro.

Além da valorização da moeda, que cresce disparadamente, outros fatores que atraem interessados é a transferência de valores sem a dependência de humanos, ou seja, a automatização de um "sistema financeiro".  No entanto, como tudo o que é novo há coisas a serem estudadas e melhoras. Narezzi ressalta que se trata de um mercado não regulado, por isso é preciso saber como investir sem evitar perdas e maiores danos.

A Blockchain é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança, mesmo assim Rafael ressalta que sempre há riscos que podem ser evitados. A primeira medida e mais importante é saber realmente no quê está mexendo: "Para aprender sobre o mercado, você deve começar estudando cada moeda. Leia, pesquise e veja se essa moeda tem algum diferencial no qual vale investir. Procure saber por que certa moeda e melhor que outras, ou até mesmo quais são as moedas com menores riscos. É necessário ter disciplina e ter consciência para investir em algo não regulado. Assim é possível lucrar bastante".

Outra dica indispensável é aprender como ficar mais seguro e evitar que hackers roubem dinheiro da sua carteira digital. Se por algum motivo perder suas palavras-chave ou chave primaria, também perderá a sua carteira e todo o dinheiro que ela possui. Cada carteira oferece uma interface para enviar e receber dinheiro e um conceito de seguranca, a grande maioria oferece SEED – 12 palavras que formam sua chave primaria e chave publica.

"Para não ficar confuso, a chave pública (seria sua conta bancária) – essa você pode fornecer para todos. Através dela é que você será pago, ou poderá enviar e receber dinheiro. A chave primaria é sua carteira com todos os direitos a ela e somente com a chave primaria sua carteira pode ser usada ou restaurada em outro aplicativo ou dispositivo, PC e  etc…".

Confira algumas dicas de segurança para ingressar no mercado das moedas digitais:

1 – Instale um antivirus e um antimalware

2 – Ative dois fatores de authenticaion. Todas as operadoras de moeda digital oferecem isso.

3 – Conheça e se adapte a conceitos de chave privade, SEEDS , carteria, principalmente se você não quiser mandar dinheiro para a carteira errada. Fique muito atento, não há como voltar atrás em casos de erro. Uma vez o dinheiro saiu da sua carteira ele não volta.

4 – Quando estiver viajando ou fora de casa, use uma VPN, para evitar um ataque por conta de um wifi público.

5 – Cheque atentamente sempre os e-mails e não saia clicando em todos quando faz transações financeiras. Geralmente, algumas operadoras pedem confirmação via clique de alguma transação.

6 – Mantenha a senha do seu e-mail segura e, se possível, também habilite o factor de dual authentication, e tenha uma senha, de preferência, segura e com um grau de dificuldade elevado.

7 – Tenha um plano de ação para o caso de perder o seu mobile.

8 – Caso perca o seu celular, desconsidere usar a mesma chave privada ou seeds, pois não vai querer alguém olhando sua carteira ou tirando o dinheiro dela.

9 – Não mantenha salvo seu login e password em sessões. Use e, após isso, faça sempre o logoff. Nunca deixe sua senha salva em navegadores.

10 – Caso tenha valores altos, prefira opções de carteiras digitais HARDWARES, tipo a USB Ledger ou Trezor.

11 – Verifique se a fonte de onde esta comprando a moeda e válida. Muitas pessoas estão vendendo como empresas. Procure saber mais informações e suas referências.

12 – Lembre-se que toda vez que abrir o cadastro, irá submeter arquivos confidencias como documentos, e alguns provedores usam como verificação de documentos somente dispondo os documentos logo em seguida.

13 – Fazer compras online usando moedas digitais já é possível, porém cuidado: por se tratar de uma moeda não regulamentada, alguns sites abusam e não enviam o produto, já que não haverá como reclamar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.