BNDES abre consulta pública para fazer parcerias com fintechs

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta quarta-feira, 17, consulta pública para selecionar soluções tecnológicas de fintechs que possam se integrar ao Canal do Desenvolvedor MPME. O objetivo é investigar soluções tecnológicas existentes no mercado para quatro tipos de serviços que o Banco deseja oferecer às empresas de menor porte: educação financeira, análise de crédito, matching de soluções financeiras, leilões reversos de crédito para financiamento.

A integração com as novas ferramentas deverá ampliar o acesso dos pequenos empreendedores a financiamentos do Banco, ao melhorar o perfil de crédito das MPMEs, e auxiliá-los na profissionalização de sua gestão financeira.

Por meio da consulta, o BNDES põe à disposição dos fornecedores interessados as especificações para realização de prova de conceito da sua solução e apresentação de questionamentos, comentários e sugestões. Para participar, exige-se que a ferramenta atenda a pelo menos 50% dos requisitos listados para cada assunto pretendido, que a empresa seja constituída legalmente e registrada como sociedade limitada ou sociedade anônima e que a solução esteja disponível operacionalmente no mercado há pelo menos um ano.

O edital da consulta pública estará disponível no site do BNDES a partir de 17 de janeiro, no endereço www.bndes.gov.br/consultafintechs. O prazo final de recebimento das respostas é dia 15 de março.

Open Banking

A integração com fintechs segue a tendência mundial de mercado do open banking. A filosofia do open banking permite que terceiros acessem as informações financeiras de usuários, desde que autorizadas pelos mesmos. Desse modo, é possível compartilhar com diferentes instituições os dados bancários de um determinado cliente, de modo a facilitar seu acesso a produtos e serviços financeiros, estimulando a concorrência e melhorando a qualidade e preço dos serviços oferecidos. A ideia é disponibilizar os dados bancários do cliente por meio de APIs que permitam a integração com os sistemas de outras instituições, como as fintechs.

O Canal do Desenvolvedor MPME (www.bndes.gov.br/canal-mpme) é um ambiente digital no qual as empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões podem manifestar interesse por financiamento, sem precisar visitar um agente repassador de recursos para iniciar a busca de apoio financeiro do BNDES para seus projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.