Publicidade
Início Notícias Negócios Maersk e IBM criam joint venture para explorar transporte marítimo

Maersk e IBM criam joint venture para explorar transporte marítimo

0
Publicidade

A operadora de contêineres marítimos A.P. Moller – Maersk  e IBM anunciou nesta terça-feira,16, a intenção de estabelecer uma joint venture para fornecer métodos mais eficientes e seguros para a condução do comércio global usando a tecnologia blockchain.

O objetivo da nova empresa será oferecer uma plataforma digital de comércio global desenvolvida em conjunto com base em padrões abertos e projetada para uso por todo o ecossistema global de navegação. Abordará a necessidade de proporcionar mais transparência e simplicidade na circulação de mercadorias entre fronteiras e zonas comerciais.

O custo e o tamanho dos ecossistemas comerciais mundiais continuam a crescer em complexidade. Mais de US$ 4 trilhões em mercadorias são enviados a cada ano, e mais de 80% das mercadorias consumidas diariamente são transportados pela indústria marítima. O custo da documentação comercial necessária para processar e administrar muitos desses produtos é estimado em um quinto dos custos reais de transporte físico. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, ao reduzir barreiras na cadeia de suprimentos internacionais, o comércio global poderia aumentar em quase 15%, impulsionando economias e criando empregos.

Os atributos da tecnologia blockchain são ideais para grandes redes de parceiros díspares. A tecnologia de blockchain estabelece um registro compartilhado, imutável de todas as transações que ocorrem dentro de uma rede e, em seguida, permite que as partes permissioned acesso a dados confiáveis em tempo real. Ao aplicar a tecnologia para digitalizar os processos comerciais globais, uma nova forma de comando e consentimento pode ser introduzida no fluxo de informações, capacitando vários parceiros comerciais para colaborar e estabelecer uma única visão compartilhada de uma transação sem detalhes comprometedores, privacidade ou confidencialidade.

“Esta nova empresa marca um marco em nossos esforços estratégicos para impulsionar a digitalização do comércio global. O potencial de oferecer uma plataforma digital neutra e aberta para formas seguras e fáceis de trocar informações é enorme, e todos os jogadores em toda a cadeia de suprimentos estão a beneficiar “, disse Vincent Clerc, diretor comercial da Maersk e futuro Presidente do Conselho de a nova joint venture. “ao aderir ao nosso conhecimento do comércio com as capacidades da IBM em blockchain e tecnologia empresarial, estamos confiantes de que esta nova empresa pode fazer uma diferença real na formação do futuro do comércio global.”

“Os grandes avanços que a IBM fez em blockchain têm mostrado que a tecnologia pode promover novos modelos de negócios e desempenhar um papel importante na forma como o mundo funciona através da construção de empresas mais inteligentes”, disse Bridget Van Kralingen, vice-presidente sênior da IBM Global Industries, Soluções e Blockchain.

A IBM e a Maersk iniciaram uma colaboração em junho de 2016 para construir novas tecnologias baseadas em nuvem e blockchain. Desde então, várias partes têm pilotado a plataforma, incluindo Dupont, Dow Chemical, Tetra Pak, Port Houston, Rotterdam Porto Community System Portbase, a administração aduaneira dos Países Baixos.

A joint venture vai agora permitir que a IBM e Maersk possam comercializar e escalar suas soluções para um grupo mais amplo de corporações globais, muitos dos quais já manifestaram interesse nas capacidades e estão explorando maneiras de usar a nova plataforma, incluindo GM e Procter & Gamble.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile