Telefónica Open Future cresce em número de startups e investimento em 2017

0

A Telefónica, por meio de sua plataforma de inovação para empreendedores, investidores e  startups, Open Future, fechou 2017 com um portfólio formado por mais de 1.700 startups. Desse total, 783 foram investidas por ao menos um dos veículos de investimento da companhia, como a rede da Wayra, a de fundos de terceiros Amérigo ou o fundo corporativo Telefónica Ventures. Entre elas se destacam KDPOF, Aerial e Vilynx, investidas pelo Amérigo.

Nesse período, também houve importantes "saídas", seja pela venda de empresas a terceiros, como foi o caso da Upplication (investida pela Wayra) e da Review Pro e Mindmeld (dos fundos Amérigo), ou ainda pelo lançamento em Bolsa, como ocorreu com a Quantenna (Telefónica Ventures).

Durante 2017, aumentou também o número das startups investidas que fecharam acordos com a Telefónica. Chegou a 120 o total de companhias que fizeram negócios com a operadora, como são os casos de Myfixpert, Qustodio, Reglare, Trocafone e Countercraft. No Brasil, 20% do portfólio das startups já fizeram ou fazem algum tipo de negócio com a Vivo.

A companhia, que já analisou mais de 20.000 projetos em todo o mundo, seguirá investindo nas tecnologias mais demandadas pelos usuários e que estão diretamente relacionadas com o negócio da Telefónica, como são as redes (fixas e móveis), cibersegurança, Internet das Coisas, vídeo, realidade virtual ou inteligência artificial.

Novos espaços de aceleração

A presença da Open Future nos diferentes ecossistemas de inovação e empreendedorismo cresceu durante 2017. Além das 11 academias Wayra existentes em 10 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Reino Unido e Venezuela), o número de Crowds – espaços de colaboração dirigidos a projetos em fase inicial criados junto a parceiros públicos e/ou privados – chegou a 66 (frente aos 40 existentes no final de 2016). Esses Crowds estão distribuídos pela Espanha, Reino Unido, Argentina, Brasil, Chile, Peru, Costa Rica, Equador, México, Guatemala, Coreia do Sul e China.

No Brasil, foram criados três Crowds no ano passado: o primeiro no Rio de Janeiro, com o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o segundo em Sorocaba, com a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba); e o terceiro em Campinas, em parceria com o CPqD, por meio do Hiperespaço, e com a Unicamp, por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Em 2017, foram firmadas algumas alianças e realizadas chamadas globais que ampliaram o papel do Open Future na esfera internacional. Entre elas, destaca-se a 2ª convocatória global de Go Ignite, a aliança entre Deutsche Telekom (hub:raum), Orange (Orange Fab), Singtel (Singtel Innov8) e Telefónica (Telefónica Open Future_), para buscar soluções acessíveis ao mercado nos campos da Inteligência Artificial (IA) aplicada à experiência do consumidor, Casas Conectadas, Cibersegurança e IoT.

Além disso, foi realizado o primeiro desafio global em conjunto com a Rafa Nadal Academy by Movistar para buscar soluções tecnológicas disruptivas aplicadas ao esporte de elite. A startup espanhola iAltitude foi a vencedora com sua plataforma de treinamento personalizado de altitude simulada.

Por fim, durante o ano passado, foi finalizado o ODINE, programa apoiado pela União Europeia (UE) para a incubação de startups e pequenas empresas europeias para a busca da próxima geração de negócios digitais. Foram 7,5 milhões de euros investidos em startups de Open Data procedentes de 18 países europeus e a mais alta qualificação da Comissão Europeia para o projeto. E foi a própria Comissão Europeia, sob a iniciativa Startup Europe Partnership, fechou o ano com a publicação do ranking realizado pela consultoria de inovação aberta 'Mind the Bridge' e a fundação em inovação Nesta, no qual a Telefónica figura como a 2º corporação melhor valorada do Velho Continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.