Publicidade
Início Notícias Negócios Estudo revela atraso das empresas brasileiras na área de transformação digital

Estudo revela atraso das empresas brasileiras na área de transformação digital

0
Publicidade

Estudo patrocinado pela Dell Technologies e pela Intel revela que o Brasil ainda engatinha na área de transformação digital e mostra que, mesmo as empresas avançadas nesta área, ainda estão inseguras quanto ao seu sucesso futuro. Ao mapear o progresso da transformação digital de empresas de médio e grande porte em 42 países, incluindo o Brasil, o estudo Índice de Transformação Digital da Dell Technologies (DT index), revela que apenas 6% das empresas brasileiras podem ser consideradas como líderes digitais, ou seja, já têm a digitalização enraizada no negócio.

Em outra frente, o estudo revela que 14% dos profissionais brasileiros acreditam que sua organização vai se esforçar para atender às demandas dos clientes, enquanto 26% dos respondentes temem que suas empresas sejam ultrapassadas pela concorrência.

As empresas foram classificadas com base no desempenho percebido em quatro áreas: incorporação dos principais atributos de um negócio digital, estratégia de TI existente, estratégia de transformação da força de trabalho e investimentos planejados para os próximos cinco anos.

Embora apenas 6% das empresas brasileiras possam ser consideradas líderes digitais, o estudo mostra que a maior parte das organizações locais (70%) já contam com planejamento e investimentos para digitalizar os negócios, sendo que 37% possui um plano digital maduro e investimentos em inovação, enquanto 33% investem de forma gradual e com maior cautela.

Na contra-mão, o índice de transformação digital também revela que muitas empresas ainda se movem muito lentamente (22%) ou nem sequer tem um plano digital em vigor (2%). “Nesta área o Brasil leva vantagem como país em desenvolvimento. Nas regiões mais avançadas este índice é 6%”, diz Luis Gonçalves, vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil.

Segundo ele, nos próximos anos, o ecossistema digital orientado por dados vem ganhando força e a expectativa é que cada vez mais empresas concentrem seus esforços nos processos de digitalização. “Com isso, a necessidade da digitalização é cada dia mais mandatória para que as empresas permaneçam competitivas em seus respectivos mercados, que inclui a capacidade da empresa de seguir inovando e se diferenciando da concorrência”, explica Gonçalves.

Entre os decisores brasileiros, o DT Index identificou que 86% dos respondentes apontaram grandes barreiras para avançar em seus processos de digitalização, destacando entre os desafios:

1. Regulamentação ou mudanças nas leis (33%)

2. Preocupações com privacidade e cibersegurança (31%)

3. Sobrecarga de informação (30%)

4. Fraca governança digital e estrutura (26%)

5. Falta dos conjuntos de habilidades e conhecimentos internos adequados (24%)

Essas barreiras estão dificultando os esforços de transformação digital. Por exemplo, 82% dos líderes empresariais brasileiros acreditam que as iniciativas devem ser mais difundidas em toda a organização (em comparação com 76,3% em 2016). Apenas 15% acreditam fortemente que estarão na posição de incomodar em vez de serem incomodados pela concorrência, em cinco anos.

A pesquisa indica que as empresas estão tomando medidas para superar suas barreiras, juntamente com a ameaça de serem superadas por concorrentes mais ágeis e inovadores. Embora o progresso nessas áreas não seja tão regular como o esperado, podemos observar que:

• 70% se esforça para desenvolver internamente os conjuntos de habilidades e os conhecimentos adequados, como o ensino de programação, por exemplo (em 2016 era 35,3%)

• 67% das empresas brasileiras já utilizam tecnologias digitais para acelerar o desenvolvimento de novos produtos / serviços (em 2016 eram 63,3%)

• 67% das empresas empregam medidas de segurança e privacidade em todos os dispositivos, aplicativos e algoritmos (em 2016 eram 50,3%)

• 63% de compartilhamento de conhecimento entre funções, equipando os líderes de TI com habilidades de negócios e líderes de negócios com habilidades de TI (em 2016 eram 27,7%)

• 53% já adotaram o desenvolvimento ágil (em 2016 eram 42,7%)

As empresas também estão se voltando para tecnologias emergentes e soluções de cibersegurança para possibilitar e proteger a Transformação Digital. Para os próximos 3 anos, os executivos brasileiros sinalizam investimentos em:

• 62% multi-cloud

• 61% cibersegurança

• 57% tecnologias de Internet das Coisas (IoT)

• 55% Inteligência Artificial

• 48% abordagem de computação centrada

• 43% tecnologia em Flash

Um número menor de empresas está planejando experimentar outras tecnologias emergentes, com 43% em realidade virtual e/ou aumentada (VR/AR), 38% sinalizando investimentos em blockchain e 25% em computação quântica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile