Publicidade
Início Notícias Gestão Springer Carrier centraliza back office no Brasil

Springer Carrier centraliza back office no Brasil

0
Publicidade

Padronizar e melhorar os controles de processos, além de reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes foram os objetivos iniciais da Springer Carrier, fornecedora de equipamentos de ar-condicionado, aquecimento e refrigeração, ao se decidir pela centralização das operações de back office das unidades que mantém na Argentina e no Chile na unidade brasileira. O projeto foi conduzido pela IBM Business Consulting Services em conjunto com os recursos da Springer, tanto de TI quanto representantes das áreas de negócios.

Concluído em 13 meses e contando com um investimento de cerca de U$ 3 milhões, o projeto acabou trazendo um benefício adicional para a empresa: os controles estão propiciando uma melhor governança corporativa, além de facilitar a adequação da empresa à lei americana Sarbanes-Oxley. ?O go live do novo sistema aconteceu em abril do ano passado e foi um sucesso. A empresa não parou com seus principais macroprocessos, ou seja, vender, planejar, produzir, faturar e entregar seus produtos aos clientes?, ressalta Orlando Jr., gerente de projeto da Springer Carrier.

Ele acrescenta que primeiro fechamento também foi muito bom, levando apenas 16 horas para a conclusão de todos os processamentos de custos e relatórios contábeis, sobrando mais tempo para as respectivas análises.

No início de 2004, a empresa decidiu pela implementação do SAP R/3 no Brasil, além de realizar uma atualização na versão 4.0, responsável pelos processos da Argentina e Chile, integrá-los e gerenciá-los a partir do Brasil por meio do modelo de negócios chamado de shared services center. Os módulos incluídos no Brasil foram: planejamento e produção, vendas e distribuição, gestão de materiais, finanças e controles e gestão de serviços.

Entre os benefícios conseguidos pela Springer Carrier com a centralização, Orlando Jr. aponta a integração do sistema, a operação de um modelo de negócios único, reduzindo a complexidade operacional e conseqüentemente os custos, o controle maior e transparência nos processos, além do planejamento integrado e a redução do tempo de fabricação. Ele conta que entre as lições aprendidas com o projeto estão a definição correta do escopo, tempo e orçamento para o projeto. ?Ter essas vertentes bastante alinhadas é fundamental durante a fase de implementação?.

Ainda segundo Orlando Jr., o vice-presidente de TI da Springer mundial, Charles Balawaider, elogiou e parabenizou toda a equipe de implementação pelo excelente trabalho realizado, desde o redesenho dos processos até os treinamentos de usuários finais do novo sistema e destacou que foi o projeto de SAP mais rápido a ser implementado na companhia.

Logo na primeira fase do projeto a Springer Carrier já obteve alguns dos benefícios, como a eliminação de vários sistemas paralelos e redução do número de fornecedores: de 48 para 29 e de 18 para 9, respectivamente. Entretanto, o maior desafio do projeto ainda estava por vir: a gestão da equipe. ?É muito importante que haja uma conscientização desde a alta gerência para que fique clara a mudança na forma de trabalho e os benefícios que estão atrelados a essa mudança, como facilidade e rapidez durante o fechamento das operações mensalmente, além da acuracidade das informações?, ressalta o executivo.

A IBM Business Consulting Services foi a consultoria escolhida para a implementação do sistema por sua experiência nesse tipo de projeto e também por ser uma grande parceira de negócios da Springer mundialmente. A empresa também escolheu a IBM para a contratação dos serviços de outsourcing de infra-estrutura e suporte. Um dos pontos fortes da IBM, apontados por Orlando Jr. foi a metodologia utilizada, o que fez com que as etapas fossem planejadas e o projeto simplificado.

Sergei Beserra, gerente do projeto por parte da IBM, destaca que o SAP R/3 e a padronização dos processos em toda a região do Mercosul habilitam a Springer a ir de encontro aos grandes desafios que as indústrias do segmento eletromecânico possuem ? melhorar o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos, incluindo os custos de garantia e manutenção.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile