Microsoft promete nova versão do Windows Mobile até o fim do ano

0

A Microsoft afirmou que uma nova atualização do seu sistema operacional para celulares estará disponível até o fim do ano, como parte de um plano para reforçar a sua oferta no mercado consumidor. Trata-se da versão 6.5 do Windows Mobile projetada para incorporar melhorias que já começam a se tornar comuns em smartphones mais sofisticados, como melhor navegação na web e capacidade para operar com celulares com teclado touch screen (tela sensível ao toque).
O anúncio foi feita nesta segunda-feira, 16, pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante a abertura do Mobile World Congress, que acontece até a próxima quinta-feira, 19, em Barcelona, na Espanha.
De acordo com analistas, as melhorias são importantes para a Microsoft permanecer competitiva em um segmento que tem tido um grande afluxo de investimentos e de inovação nos últimos dois anos, a partir de rivais como a Apple e o Google. Executivos da companhia admitem que ela se concentrou muito nos últimos anos no mercado empresarial de telefones celulares, negligenciando as características para o chamado mercado de consumo, disponíveis em produtos como o iPhone, da Apple.
Segundo adiantou Ballmmer, a Microsoft vai criar um serviço on-line, chamado Windows Marketplace for Mobile, que permitirá que usuários móveis façam o download de softwares de desenvolvedores independentes diretamente de seus celulares. Um serviço similar da Apple, a App Store, tornou-se popular entre os usuários do iPhone, permitindo que os usuários baixem desde jogos a softwares de redes sociais em seus aparelhos. A nova versão, ainda segundo a empresa, inclui um redesenho da tela do Windows Mobile, com um layout em formato de colméia, com grandes ícones. Os menus também serão ampliados, para que os usuários possam navegar por eles com os dedos, em vez de usar a "canetinha".
"É um mercado altamente competitivo, porque o que acontecer nos próximos três anos irá definir o panorama da indústria nos próximos dez anos", disse Andrew Lees, vice-presidente sênior de negócios de comunicações móveis da Microsoft, em uma entrevista ao The Wall Street Journal.
Segundo a Microsoft, vários fabricantes de handsets se comprometeram a usar o Windows Mobile em seus aparelhos. Uma delas foi a coreana LG Electronics, terceira maior fabricante de celulares do mundo, que anunciou que tornará o Windows Mobile no principal sistema operacional de seus celulares. A taiwanesa High Tech Computer (HTC), fabricante do badalado smartphone HTC Dream, o primeiro aparelho com o Android, sistema operacional aberto para celulares do Google, também aderiu ao novo sistema. Segundo a empresa, os dois novos produtos lançados no evento nesta segunda-feira, o HTC Touch Diamond 2 e Touch Pro 2, que usam a versão anterior do sistema operacional da Microsoft, passarão a usar a nova versão, assim que ela for lançada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.