Brasil e China criam centro conjunto de pesquisas em nanotecnologia

0

Foi publicado no Diário Oficial da União a portaria assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a qual institui o Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia (CBC-Nano), empreendimento que ficará estabelecido na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O valor do investimento no projeto e a previsão de inauguração do centro não foram divulgados.

De acordo com a portaria, o centro, que funcionará como uma rede cooperativa de pesquisa e desenvolvimento na área, sela a parceria entre o Brasil e a China, firmada com o Acordo sobre Cooperação Científica e Tecnológica assinado pelos países em março do ano passado.

Dentre os principais objetivos do novo centro de pesquisas estão a promoção do avanço científico e tecnológico da investigação e aplicações de materiais nanoestruturados, a consolidação e ampliação da pesquisa em nanotecnologia, bem como o desenvolvimento de programas de mobilização de empresas instaladas no Brasil para possíveis desenvolvimentos na área de nanomateriais.

Vale ressaltar que a nanotecnologia é conhecida como a capacidade tecnológica de manipular a matéria de tamanho atômico, de 1 a 100 nanômetros – cada nanômetro tem um milionésimo de milímetro, ou seja, uma unidade 10 mil vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.