Explosão de dados e de consumo impulsiona tecnologia de Big Data no Brasil

    0

    A ascensão de milhões de brasileiros à condição de consumidor de classe 'C', a popularização da banda larga e a explosão dos ativos de dados nas empresas impulsionam a demanda no país por aplicações de inteligência como CDI (Customer Data Integration) e CRM analítico.

    Nesse cenário, a tecnologia de integração de "grandes dados" (Big Data), Master Data Management (MDM), passa a ser tão obrigatório nos negócios quanto o emprego de software profissional de integração de dados. A opinião é de Márcio Guerra, diretor da MD2 Consultoria, especializada em inteligência analítica.

    Segundo Guerra, diante do volume, variedade e duplicidades nos cadastros, o emprego do MDM se torna premente em um crescendo, a medida que se populariza a banda larga e cresce o uso de dispositivos de entrada  de dados nas empresas, tais como smartphones, POS, desktops, RFID e sensores e chão de fábrica.

    "A gigantesca abertura a novos dados pode simplesmente engessar uma empresa ou tornar-se um de seus ativos estratégicos se ela tiver habilidade para usá-los", diz Guerra.

    Ele cita como exemplo uma rede de supermercados norte-americana que, a  cada hora, registra mais de um milhão de transações de clientes, o que gera 2,5 Petabytes de dados armazenados, o que representaria 167 vezes mais que o conteúdo da biblioteca do congresso dos Estados Unidos.

    No que se refere ao Brasil, a expectativa do executivo é que projetos de integração de "grandes dados", representados pelo MDM, aumentem acima da média mundial, como reflexo da crise da economia européia e norte-americana e da expansão da massa de consumidores no Brasil.

    A consultoria estima para 2012 crescimento de 35% em suas receitas relacionadas a esse tipo de projeto. A previsão é superior à taxa de 14% apurada pelo Gartner para 2010 e à média estimada de 18% de crescimento anual até 2015, conforme assinala Guerra.

    Difusora das ferramentas IBM InfoSphere, voltadas para este nicho, a MD2 contabiliza mais de 70 projetos de exploração de dados envolvendo componentes de MDM ou tecnologias e métodos similares, como integração e qualidade de dados.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.