Explosão de dados e de consumo impulsiona tecnologia de Big Data no Brasil

    0
    0

    A ascensão de milhões de brasileiros à condição de consumidor de classe 'C', a popularização da banda larga e a explosão dos ativos de dados nas empresas impulsionam a demanda no país por aplicações de inteligência como CDI (Customer Data Integration) e CRM analítico.

    Nesse cenário, a tecnologia de integração de "grandes dados" (Big Data), Master Data Management (MDM), passa a ser tão obrigatório nos negócios quanto o emprego de software profissional de integração de dados. A opinião é de Márcio Guerra, diretor da MD2 Consultoria, especializada em inteligência analítica.

    Segundo Guerra, diante do volume, variedade e duplicidades nos cadastros, o emprego do MDM se torna premente em um crescendo, a medida que se populariza a banda larga e cresce o uso de dispositivos de entrada  de dados nas empresas, tais como smartphones, POS, desktops, RFID e sensores e chão de fábrica.

    "A gigantesca abertura a novos dados pode simplesmente engessar uma empresa ou tornar-se um de seus ativos estratégicos se ela tiver habilidade para usá-los", diz Guerra.

    Ele cita como exemplo uma rede de supermercados norte-americana que, a  cada hora, registra mais de um milhão de transações de clientes, o que gera 2,5 Petabytes de dados armazenados, o que representaria 167 vezes mais que o conteúdo da biblioteca do congresso dos Estados Unidos.

    No que se refere ao Brasil, a expectativa do executivo é que projetos de integração de "grandes dados", representados pelo MDM, aumentem acima da média mundial, como reflexo da crise da economia européia e norte-americana e da expansão da massa de consumidores no Brasil.

    A consultoria estima para 2012 crescimento de 35% em suas receitas relacionadas a esse tipo de projeto. A previsão é superior à taxa de 14% apurada pelo Gartner para 2010 e à média estimada de 18% de crescimento anual até 2015, conforme assinala Guerra.

    Difusora das ferramentas IBM InfoSphere, voltadas para este nicho, a MD2 contabiliza mais de 70 projetos de exploração de dados envolvendo componentes de MDM ou tecnologias e métodos similares, como integração e qualidade de dados.

    Deixe seu comentário