Publicidade
Início Blogueria Monitoramento pessoal inteligente, um novo conceito de liberdade

Monitoramento pessoal inteligente, um novo conceito de liberdade

0
Publicidade

A ideia de que a tecnologia pode ser uma forte aliada na rotina das pessoas e trazer facilitadores que vão desde um fogão elétrico a um aplicativo que organiza as finanças não é novidade. Dizer que praticamente não se vive mais e nem se acompanha o ritmo de vida imposto pelas grandes cidades sem usar esses recursos também não é uma inovação. O que pode ser classificado como original é o fato de que o segmento “care” ganha cada vez mais espaço neste universo tecnológico. Dispositivos, aplicativos e outros produtos voltados à área da saúde, desde o cuidado com os animais ao controle de medicamentos, são aprimorados dia a dia com o auxílio da tecnologia.

Até mesmo o GPS, que permite a localização por satélite, já está inserido na fatia “care”,  com o propósito de oferecer mais liberdade e segurança às pessoas. Ou seja, o mesmo Global Position System que ajuda a ir de um lugar a outro sem trânsito ou radares também pode ajudar a cuidar do filho que está viajando com os amigos; deixar os pais mais tranquilos ao saber que a filha que acabou de tirar carta está respeitando os limites de velocidade; dar autonomia às pessoas com necessidades especiais; monitorar as atividades de um senhor com Alzheimer; estabelecer um perímetro virtual para que o cachorro fique em segurança; monitorar a mala de viagem com equipamentos fotográficos, dentre outras situações.

Este é o conceito do “estar perto mesmo longe”, trazido pelos dispositivos tecnológicos. Ele está presente em tudo: nas relações familiares, nos inícios de namoro, na hora de pagar uma conta e agora passa a ser utilizado amplamente para saber a localização exata de tudo o que importa.

As informações podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora por uma tecnologia que funde satélites, celulares e internet, em velocidades cada vez maiores. Hoje já são mais de 306 milhões os dispositivos conectados à internet em todo o Brasil, somando os 152 milhões de computadores e os 154 milhões de smartphones.

O público em ascensão anima as empresas a investirem mais em TI. Em maio deste ano, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o investimento em tecnologia da informação já tomava uma fatia de 7,6% da receita das empresas. Na outra ponta, do consumidor, os gastos anuais chegam a R$ 29.100 em todo o país, de acordo com o estudo.

Com esse movimento, a tecnologia, que já era uma aliada para facilitar a rotina e aproximar pessoas, veste uma nova roupagem, com o propósito de ser também eficaz e positiva para o ser humano em outra esfera: a do cuidar, dando às pessoas a possibilidade de preservarem a liberdade sem esquecer da segurança e do bem-estar.

Porém, no mundo tecnológico e cheio de crescentes possibilidades, vale uma ressalva. A tecnologia está à disposição para ser combinada às tarefas cotidianas. Em momento algum deve ser o único, ou o mais importante, objeto de atenção.

Marcelo Akabane, CPO do Grupo C&M Executive.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile