Pela primeira vez, desde 2013, comércio eletrônico registra queda nas vendas

0

O e-commerce, que ao longo dos últimos meses registrava crescimento positivo, em janeiro caiu 1,1% comparado com o mesmo período de 2015. Pela primeira vez, em toda a série histórica do MasterCard SpendingPulse, iniciada em 2013, as vendas online atingiram patamar negativo abaixo da média dos últimos três meses, que foi de 6,7%.

Os setores de artigos farmacêuticos e de móveis tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de eletrônicos, hobby & livraria e vestuários ficaram abaixo do crescimento do canal.

"A perspectiva para os próximos meses não é favorável para o comércio varejista brasileiro impulsionado pelo aumento da taxa de desemprego, inadimplência e pressões inflacionarias que reduz o poder de compra dos consumidores em vários setores econômico", analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

Mercado varejista

As vendas totais (excluídas as vendas de automóveis e de materiais de construção) teve queda de 10,2% comparada com o mesmo período de 2015. A queda média dos últimos três meses foi de 10,1%, abaixo do quarto trimestre do ano passado, que foi de 8,9%. Por outro lado a confiança do consumidor registrou aumento de 2% em relação a dezembro.

Cinco dos sete setores cresceram acima do indicador de vendas totais dentre os quais: artigos farmacêuticos; material de construção; supermercados, vestuários e artigos de uso pessoal e doméstico. Dois setores, móveis-eletrodomésticos e combustíveis, tiveram desempenho abaixo.

Regiões brasileiras

Em janeiro não houve alterações significativas na sazonalidade. As regiões Norte (–9,9%) e Sudeste (–9,9%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Nordeste (–10,7%), Sul (–12,1%) e Centro?Oeste (–11,4%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.